Bauru e grande região - Quinta-feira, 25 de abril de 2024
máx. 31° / min. 12°
17/07/19 07:00 - Opini�o

O meio ambiente e suas peculiaridades

Sidney Aguiar

O meio ambiente está intimamente ligado entre os aspectos urbanos, rurais, em meio a prática e a teoria, envolvendo um conjunto de ecossistemas geológicos, biológicos, hidrofluviais e fitossociológicos interagindo entre si e com outros seres na mesma biota. Muito além de uma filosofia ideológica ou partidária, o meio ambiente é um conjunto de interações interdisciplinares abordadas pelos conceitos técnicos, administrativos e jurídicos, que interatuam entre si e com outros conceitos transdisciplinares sociais e econômicos.

A essa interação externa damos o nome de sustentabilidade. Se fôssemos abordar apenas as questões ambientais de forma unilateral, a abordagem seria desiquilibrada, falha e completamente fora dos conceitos administrativos, técnicos e legais. O meio ambiente abordado intrinsecamente pelo lado ideológico, ocorre a prática do ambientalismo mercadológico, podendo ser pessoal ou corporativo.

O meio ambiente tratado de forma administrativa é comumente conduzido pela disciplina da Gestão Ambiental, onde o gestor ou "gerente" do meio ambiente pode direcionar-se para várias linhas de atuações como resíduos, água, solo e diversos outros temas abrangentes. O administrador do meio ambiente é o responsável pelo levantamento dos passivos e o pela proposição de ativos ambientais. De forma técnica, o meio ambiente é conduzido pelos engenheiros, biólogos e pelos técnicos na execução dos projetos e intervenções estruturais necessárias ao meio ambiente, são os realizadores das obras.

O meio ambiente tratado de forma jurídica é conduzido pelos advogados, promotores de Justiça e pelos juízes na esfera judicial. Eles representam os executantes das legislações ambientais, mediante um ordenamento administrativo e técnico. Para se ter uma visão holística do meio ambiente, são necessárias além de formação acadêmica percepção lógica de toda essa interação trans e interdisciplinar para que as práticas sejam bem incorporadas e estabelecidas como políticas públicas perenes.

São por esses e outros tantos motivos que o meio ambiente deve ser tratado na forma interdisciplinar, abordando os aspectos administrativo, técnico e jurídico e na forma transdisciplinar os aspectos sociais e econômicos. Um meio ambiente equilibrado e saudável se faz com sustentabilidade, educação e praticidade com resultados duradouros com aparência e conteúdo de políticas públicas plurissetoriais.

O autor é pesquisador, especialista em Sustentabilidade, Direito Ambiental, Recursos Hídricos e colaborador do JC.





publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP