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04/12/13 05:00 - Opini�o

Sua loja est� bem preparada para o Natal?

Bruno Caetano
O Natal se aproxima. Voc� fez um bom planejamento e sua loja est� pronta para aproveitar a melhor �poca do ano para o com�rcio? Se titubeou para dizer sim, apresse-se. Pesquisa divulgada pelo Servi�o de Prote��o ao Cr�dito (SPC) e pela Confedera��o Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que a quantidade de presentes comprados deve aumentar de 4,1 para 4,4 por consumidor, alta de 7,31%. A inten��o de gasto m�dio por compra cresceu de R$ 86,59 em 2012 para R$ 111,39 em 2013, ou 28,64% mais. Portanto, m�os � obra para poder receber bem a clientela.

Loja de rua, em shopping e e-commerce requerem cuidados com o visual. O estabelecimento precisa ter uma vitrine atrativa e, nesta �poca, decorada com motivos natalinos, por�m sem mesmice. Por que n�o Papai Noel, enfeites mais coloridos e outros elementos que saiam do lugar-comum? Posicione os produtos na altura dos olhos (1,60 metro � a m�dia do brasileiro) para facilitar. Cuide da ilumina��o. Luz inadequada desvaloriza o produto e transforma a vitrine da loja de rua em espelho com o reflexo do sol.

No com�rcio online, site vistoso e com clima festivo atrai mais. Publique v�rias fotos de cada mercadoria, tenha o recurso de zoom (lupa) para que o p�blico possa ver detalhes. Permita com que a compra seja conclu�da com poucos cliques. Outra medida �til � avaliar o hist�rico de vendas da loja nesta �poca. Veja o que teve boa sa�da e o que n�o agradou. Mude o mix de produtos para diferenciar. Treine os funcion�rios efetivos e tempor�rios pois bom atendimento � fundamental. No varejo virtual, � preciso ter algu�m para se comunicar com o cliente por e-mail, chat ou telefone.

Estudos mostram que grande parte das pessoas � destra e a maioria delas entra na loja pela direita e sai pela esquerda. Por isso, exponha os produtos no sentido anti-hor�rio. Ofere�a itens que se relacionam como cal�a, camisa e sapato ou vinho, queijo e azeite. � uma t�tica para o consumidor se interessar pelo conjunto. Degusta��es, loja aromatizada e ar-condicionado em temperatura agrad�vel s�o bem-vindos. Todas essas a��es deixam marcas positivas nos clientes. Seja criativo e prepare-se se quiser faturar mais.

O autor, Bruno Caetano, � diretor superintendente do Sebrae-SP






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