Bauru e grande região - Sexta-feira, 18 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
28/11/13 05:00 - Tribuna do Leitor

Comentando o tr�nsito

Li o editorial do sr. Alfredo En�ias Gon�alves D�abril (26/11) e tomei for�as para dizer algumas palavras sobre o tr�nsito de Bauru. N�o que eu queira incluir as minhas conclus�es nas do dign�ssimo senhor, mas somente colocar as minhas. Quem anda a trinta quil�metros por hora? N�o d� nem para medir no veloc�metro. Quem estabelece uma velocidade de 60 Km/h para uma art�ria como a Na��es Unidas n�o sabe do volume que ela precisa fluir, para que o tr�nsito ande.

Voc� deve estar pensando que sou a favor de atropelamentos e coisas e tal. N�o. Somente gostaria que o pedestre estivesse protegido numa via de velocidade mais alta e como n�o est� todos os carros devem andar como lesmas. Quem educa para o tr�nsito? As autoescolas? Estou cansado de ver motoristas olhando para traz, n�o sabe utilizar o retrovisor, em trecho de �rea de acesso, para entrar em via de tr�nsito r�pido, quando n�o, PARA deixando o tr�nsito imobilizado e at� causando batidas de traseira onde n�o se tem sinal de PARE. Costumo sempre dizer, nesses casos, que um elemento (ve�culo) parado tem o triplo da dificuldade de entrar num sistema em movimento (via com diversos ve�culos).

Sistemas inventados pela Emdurb, at� com placa de tr�nsito �doida� que nunca se viu e n�o devidamente protegidos, como � o caso do acesso da Rua Padre Van Der Mass a Na��es Unidas, sentido Makro-cidade. L� ningu�m entende a sinaliza��o de piso e quando o sinal abre ficam esperando o tr�nsito da faixa da esquerda fluir antes de descer pela faixa da direita. Devem acreditar que n�o vai dar tempo de converter a 300 metros e esperam para poder passar para a outra faixa de imediato, passando por cima da faixa cont�nua. Esse trecho deveria ter tach�es para que isso n�o ocorresse. Nesse caso, a Emdurb tem medo de sinalizar adequadamente, deixando o tr�nsito se virar como pode.

Concordando com o sr. Alfredo, fico pasmo com a repeti��o do sistema do centro da cidade na sua periferia. N�o entendo as ruas de sentido �nico em bairros com baixa passagem de ve�culos. Ser� que a Emdurb � s�cia dos postos de gasolina de Bauru? A op��o � sempre mais longa. E as valetas legalizadas, formadas por camadas de asfalto extras que n�o trouxeram ao n�vel as guias de passagem de �gua. A Emdurb adora tr�nsito lento. Quanto mais obst�culos melhor. Ver na Rua Xingu, l� tem uma valeta legalizada que engole a frente dos carros. L� a velocidade se aproxima do zero.

Aonde vamos parar com isso? O melhor tr�nsito, todos sabem, � aquele que flui. Carro no lugar de carro, pedestre no lugar de pedestre. Para isso � preciso constru��es, investimentos que assegurem essa mistura venenosa. Vejo diariamente muitos problemas, estes s�o os do meu cotidiano que dificultam o fluir dos ve�culos e irritam os motoristas. Solicito evitar respostas. N�o percam tempo comigo e sim com a melhoria do nosso tr�nsito. Obrigado.

Antonio Sergio Sanches




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP