A escola nunca p�de e n�o deve se retirar do contexto pol�tico de uma sociedade, uma vez que tal feito poderia dificultar totalmente a cidadania e a democracia. Todos os conceitos e a��es referentes aos aspectos pol�ticos est�o sustentados pelo pequeno voc�bulo grego polis (palavra que significa cidade), e cidadania, que baseia-se em uma express�o latina correspondente - civitatem. Os dois termos indicam que se reflita na atua��o da vida em sociedade.
Quando n�s falamos em cidadania, de tal maneira sempre desmerecemos um pouco a pol�tica se comparada a cidadania. N�o podemos desvalorizar a pol�tica, como se ela fosse algo de menor express�o em rela��o � cidadania. Devemos ter em mente que atrav�s da pol�tica n�s poderemos construir uma cidadania e uma democracia com bens comuns, igualdade social e dignidade coletiva, plena!
A Educa��o para a cidadania � componente fundamental da democracia. A escola deve atender, em seu projeto pedag�gico, a vontade, a inten��o de ser uma escola que trabalhe os ideais da cidadania. Portanto, a��es isoladas de um grupo ou de outro dentro de um contexto escolar nunca ir�o surtir efeito. O que devemos � caminhar em grupo, unidos pelo mesmo ideal, formar cidad�os. Em s�ntese, terminamos nosso racioc�nio fazendo uma reflex�o: ser� que os verdadeiros valores est�o se perdendo? Por qu�? Como fazemos para conseguir uma cidadania plena e verdadeira?
Achar a resposta para esses questionamentos sem d�vida facilitar� em muito o nosso olhar acerca deste t�o debatido tema. O que precisamos � ter uma real consci�ncia do que � realmente a cidadania e a democracia. A Cidadania n�o consiste em apenas fazer parte da sociedade, � preciso ser e conviver. O ser em nosso ponto de vista � fazer valer o seu papel como ser humano, como um real cidad�o: n�o medir esfor�os para fazer a diferen�a e construir uma sociedade livre, justa e solid�ria de acordo com as normas que pra n�s v�m estabelecidas pela Carta Magna.
Hudson Henrique de Moraes, aluno do curso de Geografia da Universidade Sagrado Cora��o |