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11/04/13 03:00 - Opini�o

Coloque a letra P na gest�o
do seu neg�cio

Bruno Caetano
Como � natural, as pessoas que abrem o pr�prio neg�cio s�o movidas por uma vontade muito grande de fazer acontecer. O sujeito quer colocar logo a m�o na massa mas, na pressa de ver a empresa funcionando, peca pela falta de organiza��o. Ele se deixa guiar apenas pela intui��o ou feeling e n�o estuda o neg�cio detalhadamente antes de tomar decis�es. Dessa forma, acrescenta uma dose extra de risco � sua iniciativa, o que pode comprometer o investimento.

Um bom ponto de partida para colocar a empresa no caminho certo � atentar para o princ�pio dos 4 Ps: prop�sito, processo, pessoas e parcerias. Quando pensamos em prop�sito, temos de responder � pergunta: o que meu neg�cio vai oferecer, qual � a ess�ncia dele. Temos de pensar no p�blico-alvo e no lucro que poder� ser obtido. � a hora em que se direciona o neg�cio e se determina claramente a que veio.

O processo diz respeito a como fazer. � definir como fabricar ou produto ou prestar o servi�o, como vend�-lo e como administrar a empresa. As pessoas s�o o dono do neg�cio e os empregados. Esse quesito trata da rela��o entre ambos, que precisa ser de cumplicidade e construtiva. A equipe deve ser bem escolhida, com base em crit�rios t�cnicos e qualidades interpessoais.

Por fim, o quarto P se refere a parcerias. Est�o nesse grupo todos os que mant�m contato com a empresa e podem facilitar a gest�o. Os parceiros s�o, por exemplo, os fornecedores. Um bom relacionamento com eles ajuda desde a reduzir gastos at� a conquistar mercado. E por mais inusitado que pare�a, os concorrentes tamb�m s�o parceiros. � o caso de unir-se para formar uma associa��o e buscar melhores condi��es para o setor, reduzir gastos com log�stica, etc.

H� ainda um �ltimo P que pode ser definido por prazer. Afinal ningu�m aguenta fazer algo de que n�o gosta por muito tempo e na primeira crise, vai pular do barco.

O princ�pio dos 4 Ps deve ser aplicado sempre, n�o s� na abertura do neg�cio. Pode ser usado para redimensionar a empresa, aproveitar a sazonalidade, promover inova��o ou mirar novos nichos. Cada P at� parece simples, mas eles envolvem muitos detalhes que, se analisados cuidadosamente, d�o uma vis�o mais completa do neg�cio e contribuem para o sucesso.

O autor, Bruno Caetano, � diretor superintendente do Sebrae-SP





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