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Inveja Virtual

Pesquisa indica que Facebook pode deixar as pessoas infelizes

Belinda Goldsmith
Testemunhar as f�rias, a vida amorosa e o sucesso profissional dos amigos no Facebook pode provocar inveja e causar sentimentos de infelicidade e solid�o, segundo pesquisadores alem�es.

Um estudo realizado em conjunto por duas universidades alem�s encontrou uma inveja desenfreada no Facebook, a maior rede social do mundo, que agora tem mais de 1 bilh�o de usu�rios e produziu uma plataforma in�dita para compara��es sociais.

Os pesquisadores descobriram que uma em cada tr�s pessoas sentiu-se pior e mais insatisfeita com a pr�pria vida depois de visitar o site, enquanto pessoas que passearam por l� sem contribuir foram as mais afetadas.

�Ficamos surpresos ao ver quantas pessoas t�m uma experi�ncia negativa do Facebook, com a inveja fazendo-as se sentirem sozinhas, frustradas ou com raiva�, disse a pesquisadora Hanna Krasnova, do Instituto de Sistemas da Informa��o na Universidade Humboldt de Berlim.

�A partir de nossas observa��es, algumas dessas pessoas v�o ent�o sair do Facebook ou pelo menos reduzir o uso que fazem do site�, disse Krasnova, aumentando a especula��o de que o Facebook poderia chegar a um ponto de satura��o em alguns mercados.

Causa de ressentimento

Pesquisadores da Universidade Humboldt e da Universidade T�cnica de Darmastadt descobriram que fotografias de f�rias eram a maior causa de ressentimento, com mais de metade dos incidentes de inveja provocados por imagens de viagens no Facebook.

A intera��o social foi a segunda causa mais comum de inveja, com os usu�rios podendo comparar quantas felicita��es de anivers�rio receberam em rela��o a amigos no Facebook e quantos �curtir� ou coment�rios foram feitos em fotos ou posts.

�O acompanhamento passivo provoca emo��es amargas, com os usu�rios invejando principalmente a felicidade dos outros, o modo como os outros passam as f�rias e como socializam�, disseram os pesquisadores no estudo �Inveja no Facebook: Uma Amea�a Oculta � Satisfa��o da Vida dos Usu�rios?�.

�A presen�a disseminada e onipresente da inveja em Sites de Redes Sociais � mostrada para minar a satisfa��o de vida dos usu�rios�, afirmaram.

Eles descobriram que pessoas com trinta e poucos anos eram mais propensas a invejar a felicidade familiar, enquanto as mulheres eram mais propensas a invejar a atratividade f�sica. Esses sentimentos de inveja fizeram alguns usu�rios se gabarem mais sobre suas conquistas no site administrado pela Facebook Inc. para aparecerem sob uma luz melhor.

Os homens postavam mais conte�do autopromocional no Facebook para fazer com que as pessoas soubessem sobre suas realiza��es, enquanto as mulheres destacavam sua boa apar�ncia e vida social.

Os pesquisadores basearam suas descobertas em dois estudos envolvendo 600 pessoas, e os resultados devem ser apresentados em uma confer�ncia sobre sistemas de informa��o na Alemanha, em fevereiro.

O primeiro estudo analisou a escala, o �mbito e a natureza de incidentes de inveja provocados pelo Facebook, e o segundo em como a inveja estava relacionada ao uso passivo do Facebook e � satisfa��o com a vida.

Os pesquisadores disseram que os entrevistados em ambos os estudos eram alem�es, mas esperavam que os resultados fossem os mesmos internacionalmente, j� que a inveja � um sentimento universal e possivelmente impacta o uso do Facebook.

�Do ponto de vista de um provedor, nossas descobertas assinalam que os usu�rios frequentemente veem o Facebook como um ambiente estressante, que pode, no longo prazo, por em perigo a sustentabilidade da plataforma�, conclu�ram os pesquisadores.

Educa��o e boas maneiras agradam a
todos, tanto na vida real quanto na virtual. Quando o assunto � Facebook, etiqueta tamb�m � sin�nimo de respeito e boa educa��o.

Coloque posts com modera��o


Lembre-se: o mural de um perfil no Facebook � p�blico, mesmo que seja apenas para algumas centenas de amigos, por isso n�o fa�a nada que n�o fizesse � vista de outros. N�o use o mural para fazer conversas infind�veis.

Evite enviar pedidos de aplica��es

O Facebook � uma �tima forma de convidar amigos e de, virtualmente, conseguir ter milhares deles. Mas se quer continuar a ter amigos desta forma, pare de enviar convites para aplica��es, como por exemplo, para se juntar a si no FarmVille ou nos Mob Wars. Isto � spam, e amigos n�o fazem spam

Use linguagem agrad�vel

Se postar no mural de outra pessoa, evite que o assunto seja demasiado controverso, evite os erros ortogr�ficos, use o bom senso para n�o construir com uma m� imagem de si.

N�o discuta problemas pessoais

Nada pior do que ter discuss�es menos pr�prias na frente a todos. Na hora pode parecer que ningu�m mais est� vendo e que o mundo pertence a apenas duas pessoas, mas a verdade � outra. Tamb�m n�o � aconselhado terminar uma rela��o atrav�s do Facebook.

Esque�a as fotografias comprometedoras

Sabe que o seu patr�o pode fazer uma pesquisa no Facebook e encontrar um colaborador do qual se envergonha? Fotografias menos pr�prias e comprometedoras devem ser guardadas para si. Mesmo que algu�m coloque uma fotografia sua mais comprometedora, da qual n�o se orgulhe muito, remova a tag (etiqueta) do seu perfil dessa fotografia.

Evite muita informa��o

Coisas como a sua urg�ncia em ir ao banheiro ou a dor de barriga que teve ontem ou algo sobre os seus odores corporais s�o para manter para si. Se a sua ex-namorada ou atitude do seu colega de trabalho n�o lhe agradam muito isso � pessoal... Coloque informa��es sobre coisas que possam tornar a sua imagem melhor, e n�o pior � vista dos outros.

N�o pe�a amizade a quem n�o conhece… ou conhece mal

Amizade tem um significado, e embora o Facebook tenha dado um pouco a volta � ideia do que � uma amizade, a realidade � que pode sempre ignorar os pedidos de amizade de quem n�o conhece. Isto n�o � m� educa��o, � simplesmente a realidade. Da mesma forma, n�o fa�a pedidos de amizade a quem n�o conhece.

Responda �s mensagens

Responda �s mensagens que s�o colocadas no seu mural. Se preferir enviar uma mensagem privada ou e-mail, responda-lhes com essa informa��o.

Seja t�o educado e respeitador como na vida real

As regras de boa educa��o aplicam-se em tudo, inclusive ao mundo virtual.




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