Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
16/10/09 03:00 - Nacional

Marqueteiro de Obama diz que Internet � essencial na campanha

S�o Paulo - O marqueteiro americano Ben Self, que foi respons�vel pela campanha presidencial de Barack Obama na Internet, classificou a web como essencial em uma campanha pol�tica na era p�s-Obama. Para ele, fazer uma campanha sem Internet seria o mesmo que fazer sem a televis�o. �Por que voc� faria isso? Se voc� est� conduzindo uma campanha, por que n�o usar tudo que for poss�vel? Por que voc� faria uma campanha sem TV?�, questionou.

Segundo ele, a tecnologia n�o resolve todos os problemas. O marqueteiro defendeu que as campanhas sejam apaixonantes e emocionem o eleitorado. �A tecnologia n�o resolve todos os problemas. A primeira coisa � criar algo pelo qual as pessoas estejam apaixonadas. N�o era (a campanha do Obama) s� online, o online era um componente.�

O americano comentou a reforma eleitoral aprovada pelo Congresso e a tentativa de restringir o uso da web na elei��o. �N�o sou expert (no assunto), mas nos Estados Unidos n�s temos mais possibilidades de fazer propaganda (na web) do que no Brasil.�

O jornalista Ricardo Kotscho, ex-secret�rio de Imprensa e Divulga��o da Presid�ncia da Rep�blica, tem a mesma opini�o de Self de que a Internet � um grande instrumento de divulga��o numa campanha eleitoral.

O diretor de pol�ticas p�blicas e rela��es governamentais do Google, Ivo Correa, disse, no entanto, temer a febre na Internet durante as elei��es. Para ele, a web pode n�o ser tratada como deveria e descartada ap�s o pleito.

�Tecnologia n�o resolve elei��o, ela d� oportunidade, mas vai depender da motiva��o do candidato�, disse. Eles participaram ontem do semin�rio �O Efeito Obama�, em um hotel de S�o Paulo.


____________________


Encontro com Dilma


S�o Paulo - Ben Self desconversou ontem sobre um poss�vel encontro com a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), pr�-candidata do PT � Presid�ncia, e o publicit�rio de sua campanha, Jo�o Santana. �Temos v�rios clientes. Se eles (Dilma e Santana) t�m interesse (em divulgar a conversa) eles que devem falar e n�o a gente. Pergunta para eles. N�o falo sobre poss�veis clientes�, afirmou Self. �Tem muitas coisas loucas escritas na m�dia brasileira�.

O PT pretende usar na campanha de Dilma a mesma estrat�gia de capta��o de votos pela Internet utilizada pela equipe de Obama. Informalmente, os petistas come�aram a trocar informa��es com o marqueteiro americano. Oficialmente, a parceria com Self est� prevista para ocorrer por interm�dio de Santana.

Os petistas negam que tenham fechado um contrato com o marqueteiro de Obama, uma vez que a legisla��o brasileira impede a contrata��o de empresas estrangeiras para consultoria pol�tica. Nos bastidores, por�m, as conversas com Self j� come�aram.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP