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20/09/09 03:00 - Ser

Novela das oito, a �ditadora� de moda no Pa�s

Roupas, cabelos e maquiagens das mocinhas fazem sucesso entre as telespectadoras

Adilson Camargo
Tudo o que as protagonistas das novelas das oito vestem vira moda. Quando as mulheres, e n�o somente elas, identificam-se com alguma personagem, elas procuram se vestir da mesma forma que a atriz para ficarem parecidas. Nessa busca por modelos de beleza, as personagens que interpretam pap�is de �mocinha� na novela fazem mais sucesso.

Roupas, acess�rios, cabelo e maquiagem, como a usada por Juliana Paes em �Caminho das �ndias�. Algumas mulheres ficam loucas para se parecer com o que viram na televis�o. Segundo o assessor de moda Bruno Furlanetto, a novela desperta nas pessoas o desejo de se tornar como o personagem, seja no padr�o de beleza, de como encarar a vida ou simplesmente na forma de se vestir.

Desta forma, v�o alimentando um sonho. �Nosso grande exemplo � a novela das oito, a maior ditadora de moda do Pa�s, onde uma simples blusa floral usada pela protagonista vira a grande procura no outro dia nas lojas. � uma refer�ncia. A televis�o, na verdade, � a grande vitrine da moda no mundo�, afirma.

Para o antrop�logo Cl�udio Bertolli Filho, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru, existe um certo mimetismo entre a vida real e o que se passa na novela. As pessoas procuram imitar os personagens no plano dos valores e das mercadorias que eles consomem.

�Ent�o, usar as mesmas roupas � uma forma de cooptar com os valores comportamentais, com o status assumido pelo personagem�, diz Bertolli. O sucesso do momento, para citar apenas um, era o visual da personagem Duda na novela �Caminho das �ndias�, que acabou h� uma semana.

O visual chique e despojado de Tania Khalill estava fazendo o maior sucesso com a mulherada, que, durante a novela, ligava o tempo todo para a central de atendimento ao telespectador da Rede Globo para conseguir informa��es sobre o �look�. Segundo a emissora, a personagem de Tania liderava o ranking das mais requisitadas da novela quando o assunto era cabelos e moda.

Al�m da quest�o da auto-afirma��o como indiv�duo, o desejo das pessoas em querer estar sempre na moda tem a ver tamb�m com o sentimento de renova��o. Esta � a avalia��o do antrop�logo da Unesp. Segundo Bertolli, o ser humano sente a necessidade de renovar tudo, inclusive as roupas que usa. �Da� uma moda diferente a cada esta��o�, resume.

Para o professor, se de um lado existe esse desejo de renova��o, de outro surge a pergunta inevit�vel: como renovar e continuar sendo a mesma pessoa? Segundo Bertolli, o ser humano encontra muita dificuldade para renovar id�ias, valores, conceitos. Ent�o, renova-se a imagem. � muito mais f�cil mudar cabelo, roupa, acess�rios, maquiagem e outros itens mais sup�rfluo.


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Ber�o da moda

Se a TV influencia o modo de vestir de uma parte da popula��o, quem ou o qu� influencia o restante do povo que n�o assiste �s novelas, mas gosta de acompanhar a moda? Segundo o assessor de moda Bruno Furlanetto, as grandes tend�ncias sempre surgiram na Europa, considerada o ber�o da moda mundial. � o lugar onde est�o instaladas as maiores casas da alta-costura, como Chanel, Armani, Christian Dior, Christian Lacroix, Lanvin, Balenciaga, Herme�s, entre outras.

De acordo com ele, a cada esta��o, cresce no Brasil a mistura da tend�ncia europ�ia com o tropicalismo, o que, aos poucos, vai dando uma cara bem caracter�stica do povo brasileiro. �As tend�ncias ou refer�ncias surgem de fora, mas passam por um processo de adapta��o ao estilo do Pa�s pelos criadores daqui�, explica.




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