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03/09/09 03:00 - Geral

Emdurb estuda novo modelo de estacionamento rotativo

L�gia Ligabue
A venda de cart�es e boletos do estacionamento rotativo de Bauru pode acabar. De acordo com Rubens Rubito, presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb), ser� convocado um grupo de estudos para analisar a melhor forma de controle das vagas. Entre os modelos que ser�o avaliados est�o o de parqu�metro eletr�nico e venda de bilhetes em m�quinas autom�ticas. A expectativa � que o novo modelo seja implementado no segundo trimestre do ano que vem.

Para tornar mais funcional o estacionamento rotativo da �rea central de Bauru, a Emdurb anunciou que estuda a viabilidade de informatizar o sistema. Atualmente, o servi�o funciona com a venda de cart�es de papel para perman�ncia de uma hora em 626 vagas de �rea Verde e uma hora e meia em outras 817 vagas na �rea Azul. Foram criadas mais 50 vagas de �rea Azul em torno do Poupatempo, mas elas est�o desativadas por conta da reforma do im�vel. No ano passado, a Emdurb arrecadou cerca de R$ 1,4 milh�o com a venda de cart�es do estacionamento rotativo.

De acordo com Rubito, a proposta da Emdurb � reunir um grupo de estudos composto por t�cnicos da empresa, vereadores e entidades do com�rcio para analisar o melhor sistema para a cidade. Entre os modelos que j� foram demonstrados � Emdurb est� o adotado em Apucarana (PR). Em maio, uma comitiva bauruense composta por Rubito, o gerente t�cnico de tr�nsito, Luiz Felipe Castro, e o vereador Mois�s Rossi (PPS) foi � cidade paranaense conhecer o sistema.

Em Apucarana, as vagas est�o demarcadas e numeradas, racionalizando os espa�os, impedindo que um carro fique mal estacionado e com isso tome o espa�o de outro. L� � adotado o sistema de parqu�metro eletr�nico no qual o motorista adquire um cart�o com uma quantidade de cr�ditos. � feita a cobran�a de um tempo m�nimo de estacionamento, que na cidade paranaense � de 30 minutos. O motorista paga pelo tempo que permaneceu estacionado no local. Caso o tempo ultrapasse o m�nimo, s�o cobrados os minutos excedentes.

Outro sistema em estudo � a �rea Azul eletr�nica, como a implantada em S�o Carlos, por exemplo. Nesse caso, o sistema permanece parecido com o atual. Por�m, ao inv�s de estabelecimentos comerciais ou vendedores comercializar as cartelas, os bilhetes s�o vendidos em m�quinas eletr�nicas.

Segundo Rubito, caber� ao grupo analisar qual � a melhor proposta para Bauru. Ser� verificada qual a melhor tecnologia, se o sistema ser� adquirido e explorado pela Emdurb ou se haver� a terceiriza��o do estacionamento eletr�nico. A expectativa do dirigente � que os trabalhos do grupo comecem no pr�ximo m�s.

Rubito explica que manter� o sistema atual pelo menos at� mar�o do ano que vem, que � quando acaba o estoque de talon�rios do estacionamento rotativo. �Dessa forma, teremos 90 dias para elabora��o do projeto e depois um tempo para licitar e implementar o novo modelo. Assim teremos certa tranq�ilidade para decidir se ser� sistema de concess�o, se a empresa vai alugar os equipamentos�, afirma.

Para Rubito, o sistema de parqu�metro � mais interessante. �Nele, o motorista paga efetivamente pelo tempo que ficou estacionado. Hoje, muitos compram um tal�o de uma hora, mas permanecem parados meia hora, 40 minutos�, pondera.

O dirigente ainda afirmou que a Emdurb estuda ampliar o n�mero de vagas em estacionamento rotativo. A id�ia � estender a �rea Azul para o entorno do Bauru Shopping. �Tamb�m pensamos em expandir as vagas no Centro�, diz.


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Fiscaliza��o

Luiz Otaviano Machado, presidente da Associa��o das Empresas do Cal�ad�o (AEC), afirma que n�o � o tipo de modelo de estacionamento rotativo o principal problema. �Minha posi��o � que precisamos de um sistema que funcione, independente de modelo. N�o sei por qual motivo o atual n�o funciona. Vimos um em Araraquara, que � excelente, mas l� existe fiscaliza��o. O que realmente � necess�rio � uma fiscaliza��o eficiente�, pondera. Para ele, dessa forma seria garantida a rotatividade das vagas, uma das principais reclama��es dos motoristas que precisam estacionar no Centro.

Ele recorda que na administra��o anterior tamb�m foi criado um grupo para estudar novas formas de controlar o estacionamento rotativo. �E, na �poca, a Emdurb n�o mudou de sistema porque a venda de tal�es dava lucro. Cobria as despesas e sobrava�, lembra.




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