Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
05/08/09 03:00 - Auto Mercado

Dr. Autom�vel: Tipos de gasolina

� comum dizer-se por a� que existem 4 tipos de combust�veis dispon�veis nos postos para ve�culos automotores: gasolina, �lcool, diesel e GNV. Mas a gasolina pode ser encontrada em 3 diferentes variantes: comum, aditivada e Premium. Vamos ver suas diferen�as, e se valem a pena ou n�o. Saliento que no Brasil toda gasolina cont�m �lcool anidro em at� 25%.

Quando se fala de gasolina estrangeira, o que primeiro surge � mente � a sua alegada maior qualidade. E quem n�o fica com saudade da antiga gasolina azul, sem �lcool e que tinha maior octanagem do que a comum? Bem, antes de tudo, vamos esclarecer alguns pontos que causam algumas confus�es e que n�o nos permitem comparar diretamente uma com a outra.

Voc� sabe realmente o que � octanagem? A gasolina � uma mistura de v�rios hidrocarbonetos diferentes, cerca de 300, cada um com caracter�sticas f�sico-qu�micas diferentes e a gasolina apresenta um comportamento que corresponde � m�dia de todos eles combinados. Uma delas, a mais falada e provavelmente a menos entendida � a octanagem, que � a medida da resist�ncia do combust�vel � detona��o. Lembramos que antes da queima, a mistura ar-gasolina deve suportar alta temperatura e alta press�o, para permitir que ocorra a combust�o na hora certa em que ela seja necess�ria. Em termos t�cnicos, queimar fora de hora n�o � combust�o, mas detona��o. Esta detona��o n�o depende apenas das caracter�sticas da gasolina, mas da constru��o do motor tamb�m, como por exemplo, sua taxa de compress�o, formato da cabe�a dos pist�es, grau t�rmico das velas e por a� vai. Como regra geral, motores de baixa taxa de compress�o funcionam bem com gasolina comum, ao passo que motores de alta compress�o necessitam de gasolina de maior octanagem. A octanagem da gasolina � uma medida em uma escala arbitr�ria (que varia de 0 a 100) e � feita com cada amostra de combust�vel ensaiado em um motor padr�o de teste, com procedimentos espec�ficos.

Como j� disse a gasolina n�o � um composto �nico como o �lcool (que � etanol apenas, podendo ser ou n�o hidratado), mas uma mistura de v�rios hidrocarbonetos diferentes e � mudando sua formula��o que se varia o tipo de gasolina, com mais ou menos octanagem.

Encontra-se nos postos a gasolina comum, com �ndice de octanagem de cerca de 86 IAD, e assim como a chamada gasolina aditivada com a mesma octanagem, mas com a vantagem de ter alguns compostos detergentes que contribuem na limpeza dos dutos e c�maras de combust�o, evitando a forma��o de camadas carbonizadas. Cada fabricante pode dar um nome espec�fico � sua gasolina e tentar vend�-la com uma diferencia��o perante a concorr�ncia, mas todas as gasolinas precisam ser homologadas e aprovadas pelo �rg�o regulador de combust�veis conforme normas NBR. A Shell alega que a sua gasolina V-Power tem octanagem 87 IAD e que apresenta agentes qu�micos que aceleram sua queima, proporcionando maior pot�ncia ao motor. A Petrobr�s tem sua gasolina Podium com declarados 95 IAD de octanagem, que atende aos requisitos dos motores de alta performance.

Em motores comuns, os fabricantes recomendam o uso de gasolina comum ou no m�ximo aditivada. Isto se deve � suas caracter�sticas de projeto, que n�o seriam beneficiadas caso se usasse uma gasolina de maior poder antidetonante. J� um motor importado de alto desempenho, se submetido a uma dieta de gasolina comum, at� poderia funcionar corretamente devido aos sensores de detona��o e sonda de oxig�nio no escape, mas certamente perder� desempenho. Motores turbo t�m condi��es de aproveitar melhor as caracter�sticas antidetonantes da gasolina, pois a sobrepress�o oferecida atua como uma eleva��o da taxa de compress�o, melhorando o rendimento termodin�mico da queima.

A grande vantagem das gasolinas aditivadas � a redu��o do n�vel de emiss�es de poluentes e a limpeza interna do motor, mas nenhum ganho de pot�ncia ou de desempenho sens�vel � observado na pr�tica com seu uso, ao inv�s da gasolina comum, mais barata. J� a gasolina de alta octanagem deve ser sempre usada em motores de alta taxa de compress�o e alto desempenho, caso contr�rio este motor perder� pot�ncia como disse acima. Da mesma forma, n�o espere aumento de pot�ncia em seu motor convencional se usar a Podium, por exemplo. O motor n�o reagir� da forma esperada e voc� estar� jogando dinheiro fora.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP