N�o d� para falar sobre desenvolvimento sem falar em potencial de consumo, j� que os dois andam lado a lado. E o potencial de consumo e o desenvolvimento de Bauru est�o casados com os 8.724 estabelecimentos comercias da cidade. Os n�meros s�o da pesquisa Target Marketing 2009, que tamb�m aponta 15.821 empresas no munic�pio.
Refer�ncia no com�rcio da regi�o central do estado de S�o Paulo, onde fica localizada, Bauru atrai, anualmente, um milh�es e meio de pessoas, aproximadamente, de toda a regi�o. �S�o consumidores que v�em na variedade do com�rcio local um excelente centro de compras e lazer�, diz Mairton Farias, assessor da C�mara de Dirigentes Lojistas de Bauru (CDL).
O segredo para a variedade e para o sucesso do com�rcio bauruense est� no investimento e na din�mica das estrat�gias de venda do setor privado, principalmente do shopping e do com�rcio central, de acordo com C�ssio Nunes Carvalho, presidente da Associa��o Comercial e Industrial de Bauru (Acib). Ele diz que o crescimento do primeiro semestre foi satisfat�rio e que espera ainda mais para o segundo semestre de 2009.
Acesso p�blico
Segundo o presidente da Acib, o potencial de vendas da cidade pode melhorar se a sinaliza��o do tr�nsito, acessibilidade ao shopping e �s �reas de zona azul do centro e da zona sul forem melhores administradas e ampliadas. �Esses s�o os desafios de crescimento mais �bvios em Bauru. Mas, com sensibilidade do poder p�blico, podem ser resolvidos�, pontua Carvalho. |