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31/07/09 03:00 - Internacional

Sensor em Airbus pode ser proibido

Essa � a rea��o mais dura das autoridades at� agora ao acidente do Airbus A-330, que caiu no Atl�ntico em 1 de junho

Tim Hepher
Paris - A Ag�ncia de Seguran�a de Avia��o Europ�ia planeja recomendar uma proibi��o aos sensores de velocidade instalados nas aeronaves A-330 da Airbus. Mas ontem mesmo a Airbus anunciou que est� pedindo a companhias a�reas que troquem pelo menos dois dos tr�s sensores de velocidade de cerca de 200 jatos de longa dist�ncia por equipamentos fabricados pela norte-americana Goodrich ap�s o acidente com aeronave da Air France.

A medida afeta os modelos A-330 e A-340 equipados com sensores fabricados pela francesa Thales, como o A-330 da Air France que caiu no oceano Atl�ntico no dia 1 de junho, durante rota Rio-Paris.

A Airbus divulgou um boletim �s companhias a�reas ontem pedindo para que fa�am a troca de ao menos dois dos tr�s sensores, conhecidos como tubos de Pitot, de cada aeronave.

�Enviamos um AIT (Telex de Informa��o de Acidente, na sigla em ingl�s) h� alguns minutos, recomendando que os operadores de A330 e A-340 coloquem pelo menos duas sondas fabricadas pela Goodrich�, disse o porta-voz, Stefan Schaffrath.

Essa � a rea��o mais dura das autoridades at� agora ao acidente do Airbus A-330, que caiu no Atl�ntico em pleno v�o, em 1 de junho, matando todos os seus 228 ocupantes.

A investiga��o ainda n�o foi conclu�da, mas h� suspeita de que tenha havido uma leitura errada dos equipamentos de verifica��o de velocidade, que ficam na lateral da aeronave.

�A ag�ncia est� preparando uma solicita��o compuls�ria. O uso do tipo mais antigo das sondas Thales �AA� seria proibido segundo essa proposta�, acrescentou ele, referindo-se ao modelo instalado no avi�o acidentado. �Isso significa que s� um m�ximo de uma sonda Thales do tipo �BA� poderia permanecer na aeronave�, acrescentou ele.

N�o h� um cronograma previsto para as mudan�as. Holtgen disse que a mistura dos dois tipos de sondas serviria para tornar o processo mais administr�vel.

A medida, segundo o porta-voz, deveu-se a uma �grande quantidade de informa��o que a ag�ncia recebeu nas �ltimas duas semanas a respeito do desempenho de tr�s diferentes tipos de tubos de pitot atualmente em opera��o nas aeronaves Airbus de longa dist�ncia.�

Ele disse que as medidas j� foram discutidas com a Airbus, e que a Aesa (Ag�ncia de Seguran�a de Avia��o Europ�ia) continua analisando v�rios sensores de velocidade.

A Air France afirma que j� est� modernizando os sensores da marca Thales em todos os seus avi�es Airbus de longa dist�ncia. A Thales n�o quis se manifestar, mas o executivo-chefe da empresa, Luc Vigneron, declarou nesta semana que a companhia est� analisando a investiga��o do acidente.

A Airbus, que ainda n�o se manifestou sobre a medida, deve ajudar a financiar a busca pelas caixas-pretas do avi�o no Atl�ntico, informou na quinta-feira o departamento franc�s de investiga��es aeron�uticas. Poucos destro�os e menos de um quarto dos 228 corpos foram recuperados at� agora.




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