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03/07/09 03:00 - Geral

Emdurb muda acesso ao shopping e diminui os retornos na Na��es

Ma�ra Soares
Uma aposta para sanar complica��es no tr�nsito da avenida Na��es Unidas: considerado um dos piores trechos da avenida, com congestionamento freq�ente, o retorno da quadra 33, que d� acesso ao Bauru Shopping, sofrer� mudan�as. Mas n�o � s�. A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb) prev� para o final do ano uma s�rie de altera��es em v�rios pontos da via, entre a rodovi�ria e a altura da rodovia Marechal Rondon. Os retornos ser�o reduzidos e instaladas baias para �nibus

Todas as mudan�as ser�o feitas em conjunto com a Secretaria Municipal de Obras. O objetivo das altera��es, segundo o presidente da Emdurb, Rubens Ribeiro Barros Filho, o Rubito, � dar maior fluidez ao tr�nsito.

�Acredito que as mudan�as venham melhorar a situa��o, pois foram pensadas de forma profunda. Em primeiro lugar, queremos dar mais seguran�a ao usu�rio. Em segundo, queremos agilizar as faixas de rolamento fazendo com que o tr�nsito flua melhor�, diz Rubito.

O retorno da quadra 33, que d� acesso ao Shopping, ser� um dos trechos com maior quantidade de mudan�as (veja quadro acima). O canteiro central ser� reduzido para a abertura de mais uma faixa exclusiva para a convers�o � esquerda no sentido bairro-Centro. Ser� proibido estacionar em um dos lados, ainda a ser definido, da rua J�lio de Mesquita Filho, a via do sem�foro do retorno. A mudan�a visa tornar a via em condi��es de comportar os carros que sair�o das duas faixas do retorno.

Outra mudan�a ser� a retirada do radar que atualmente est� instalado na altura da quadra 34 da Na��es, no sentido bairro-Centro. No local, ser�o colocados dois sem�foros - um para disciplinar o tr�nsito no retorno e outro para os ve�culos que trafegam na avenida no sentido bairro-Centro.

Para facilitar a passagem dos ve�culos, ser� constru�da uma baia para embarque e desembarque de passageiros no ponto de �nibus localizado em frente ao banco Bradesco, no sentido Centro-bairro. Assim, quando o �nibus parar, n�o atrapalhar� o fluxo na avenida.

Para os motoristas que passam pelo trecho diariamente, as mudan�as ser�o bem-vindas. �A situa��o est� muito ruim. Todo dia de manh�, eu saio do Geisel para trabalhar no Shopping com o meu carro. T�m dias em que chego a ficar uns quatro minutos s� para fazer o retorno. Demora muito. Os carros que v�o virar para o Shopping atrapalham at� quem est� fazendo a volta ali na altura da churrascaria Porteira do Rio Grande�, conta o vendedor Luiz Fernando Valeriano, 28 anos, que faz o trajeto todos os dias para trabalhar.

Os comerciantes da regi�o tamb�m v�em a necessidade de altera��es no trecho. �A situa��o � bem ruim. Uma coisa que poderia ajudar � colocar baia para �nibus porque hoje eles param no meio da avenida, o que � um absurdo e atrapalha muito�, sugere um dono de estabelecimento que n�o quis se identificar. Agora a sugest�o dele ser� acatada.

A convers�o � esquerda na Na��es, tamb�m no sentido bairro-Centro, localizada nas imedia��es da Caixa Econ�mica Federal, sofrer� o mesmo tipo de mudan�as: o canteiro central ser� reduzido para a abertura de mais uma faixa exclusiva para a convers�o. Ser� proibido estacionar em um dos lados, ainda a ser definido, da rua Caetano Sampieri, a via do sem�foro do retorno.

A rua Eduardo Vergueiro de Loureiro tamb�m sofrer� mudan�as. A via deixar� de ser preferencial, cedendo o posto para a rua Henrique Savi. Outro ponto cr�tico do tr�nsito na Na��es s�o os retornos na altura da ruas Conselheiro Ant�nio Prado, Benjamin Constant e Constitui��o. Para tentar sanar os problemas neste trecho, os tr�s retornos ser�o fechados e ser� constru�do um novo na altura da quadra 12, onde fica a Pra�a do L�bano.

Este novo mecanismo ter� entradas espec�ficas para cada sentido da avenida, eliminando a possibilidade de ve�culos que trafegam em cada uma das dire��es fa�am a convers�o no mesmo local. Na altura do hotel Vit�ria R�gia, ser� aberta uma passagem da avenida marginal para a Na��es no sentido bairro-Centro .

A mudan�a visa que os motoristas possam fazer o retorno que fica pr�ximo ao Parque Vit�ria R�gia e n�o precisem dirigir-se at� as imedia��es do supermercado Paulist�o para mudar de pista, como acontece hoje.

Este �ltimo retorno, por sua vez, ter� o canteiro central reduzido dos dois lados da pista para abertura de duas faixas de desacelera��o, uma em cada sentido da avenida Na��es Unidas. Assim, os motoristas que v�o fazer retorno poder�o diminuir a velocidade sem prejudicar o tr�fego dos carros que seguem na Na��es. As convers�es � esquerda na altura das ruas Marcondes Salgado no sentido bairro-Centro, e Aparecida, no sentido Centro-bairro, ambas perto do Teatro Municipal, tamb�m ter�o o canteiro central reduzido. O espa�o ser� usado para faixa de desacelera��o s� no sentido da convers�o.

Custos

Os custos das altera��es na avenida Na��es Unidas cabem � Emdurb, que arca com os gastos da sinaliza��o da avenida, e � Secretaria Municipal de Obras, que far� as mudan�as f�sicas na via.

Consultado sobre o assunto, o secret�rio municipal de Obras, Eliseu Areco Neto, explicou que n�o ser� necess�ria uma licita��o para realiza��o do servi�o. �Nossa inten��o � fazer com recursos pr�prios da prefeitura porque as mudan�as s�o de pequeno porte e n�o necessitam de licita��o�, explica.

O presidente da Emdurb, Rubens Ribeiro Barros Filho, o Rubito, por sua vez, explicou que somente os sem�foros a serem instalados na altura da quadra 34 da Na��es precisar�o ser comprados j� que os demais materiais de sinaliza��o j� fazem parte do or�amento da empresa.

�J� temos algumas pe�as, mas ainda assim autorizei a abertura de uma licita��o h� duas semanas para a compra das demais pe�as dos sem�foros. O custo estimado � de R$ 40 mil�, relata.

O secret�rio de Obras disse ainda que os servi�os ser�o realizados em etapas e ter�o in�cio no final do ano porque at� o final de agosto a secretaria est� comprometida com outras a��es, como recape de ruas no Jardim Ferraz, duplica��o 400 metros da avenida Comendador Jos� da Silva Martha, dentre outros projetos.

�Semana que vem faremos reuni�es para definir o cronograma da secretaria para os pr�ximos seis meses e ent�o eu terei uma informa��o mais precisa sobre o in�cio das obras na Na��es�, finaliza.


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Pontos de �nibus da avenida ter�o baias

Al�m das mudan�as em v�rios trechos, todos os pontos de �nibus da avenida Na��es Unidas, que tiverem �rea ao redor suficiente para comportar a altera��o, ter�o baias de embarque e desembarque. Ao final das altera��es, a Emdurb pretende padronizar a velocidade de circula��o da Na��es em 50 quil�metros por hora. Os radares permanecer�o nos mesmos lugares em que est�o hoje. No entanto, estar�o de acordo com o novo limite de velocidade - atualmente a velocidade varia de 50 e 60 quil�metros por hora.

Outra altera��o ser� a retirada de todas as vagas de estacionamento da avenida. �Esta � uma mudan�a que queremos fazer em todas as avenidas da cidade. Queremos privilegiar o fluxo, mas isto ser� feito ao longo do tempo. Com isso, os comerciantes ter�o que pensar em alternativas de estacionamento para os seus estabelecimentos. Faremos tudo com calma e eles ter�o tempo para fazer isso�, afirma Rubito.




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