S�o Paulo - Munic�pios que adotaram programas de gest�o e acompanhamento escolar tiveram crescimento muito acima da m�dia nacional na taxa de aprova��o e na melhoria do n�mero de alunos que est�o na s�rie em que deveriam estar, chamada distor��o idade-s�rie. Essas redes apresentaram tamb�m uma queda bem maior do que o resto do Pa�s nos �ndices de reprova��o e evas�o escolar. Em 6 anos, 947 cidades aplicaram o programa desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna em suas escolas - quase 20% dos munic�pios do Pa�s.
Os dados aparecem em pesquisa do economista Ricardo Paes de Barros, realizada pela equipe do Instituto de Estudos de Trabalho e Sociedade (Iets). Foram avaliados alunos de 1� a 4� s�rie das redes p�blicas que adotaram os programas no per�odo de 1999 a 2005, com base em informa��es do Censo Escolar e da Prova Brasil, aplicada pelo Minist�rio da Educa��o.
�O resultado obtido numa amostra desse tamanho aponta que � poss�vel mudar a velocidade e a intensidade do aprendizado nas condi��es existentes�, diz a presidente do instituto, Viviane Senna. �N�o tem ingresso de mais recursos nem aumento no n�mero de professores com forma��o universit�ria ou de horas de aula nem mudan�a socioecon�mica dos alunos�, diz ela. |