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10/05/09 03:00 - Recursos Humanos

Melhoria Cont�nua: Di�rio de obje��es

Indiscutivelmente, devemos superar tudo que nos det�m a progredir. Mas antes de avan�ar � necess�rio perceber os obst�culos - algo que n�o � f�cil -, considerando que nascemos com os olhos fechados e a boca aberta, e a invers�o disso depende do desenrolar do processo da vida. Em outras palavras, conforme evolu�mos, ampliamos a vis�o e diminu�mos a fala.

Geralmente utilizamos o verbo achar decididamente e somos cheios de cren�as, h�bitos, ignor�ncias e medos que contribuem para distor��o de nossa percep��o da realidade. Fazer um balan�o do dia, antes de dormir, � o m�nimo a ser feito para buscar enxergar a verdade.

Para que isso ocorra de forma eficaz � recomend�vel possuir um �di�rio� de vida. Um espa�o para voc� registrar e analisar os eventos marcantes da vida.

A psicologia moderna afirma que a cura est� nas rela��es. Atrav�s do mecanismo do �di�rio� voc� aprende a se conhecer melhor e conseq�entemente se relacionar consigo mesmo de uma forma mais saud�vel.

Santo Agostinho, no fim do dia, interrogava sua consci�ncia e se perguntava se n�o havia faltado com o dever, se ningu�m tinha do que reclamar dele. Foi assim que conseguiu se desvendar melhor e provocar melhorias de ordem moral.

O conhecimento de si mesmo � o pilar principal do desenvolvimento individual. Os segredos de nossa individualidade est�o ocultos em nossa intimidade e somente n�s temos condi��es de descobri-los.

Nessa mesma linha de racioc�nio, por qu� o vendedor n�o pode ter tamb�m um di�rio de obje��es de vendas, com suas conseq�entes rea��es e argumenta��es em detalhes?

Sim, exige muita disciplina. Mas sem disciplina n�o existe o �xito. N�o � verdade?

O n�vel de exig�ncia dos clientes cresceu e crescer� cada vez mais. Uma v�rgula mal colocada pode gerar melindres. Temos que ser bem mais atentos e melhorarmos continuamente as t�cnicas de vendas.

O Pel�, durante a sua ascens�o, contratava um profissional exclusivo para film�-lo jogando futebol, visando fazer uma an�lise profunda de seus erros. Quando paramos para olhar concentradamente o processo de vendas realizado, enxergamos pormenores que na correria passam despercebidos.

Certa vez em viagem pela Fran�a utilizei um trem de alta velocidade. Sentei pr�xima a janela para ver a paisagem e a velocidade era t�o grande que perdi muitos detalhes. Estava no trem errado. Passar o dia correndo sem uma filtragem da raz�o tem a ver com desperd�cio de informa��es preciosas. � sabido que as oportunidades e amea�as n�o fazem quest�o de aparecer. A miopia nessa �rea provoca perdas de vendas e atraso profissional. Pense nisso!


Davison de Lucas - diretor da M. Davison & associados




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