Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
08/03/09 03:00 - Ser

Elas s�o blogueiras

Mulheres abandonaram seus di�rios de papel e migram para a internet em busca de interatividade

Karla Beraldo
Nada de esconder os pensamentos em seus �queridos di�rios�. Com a chegada dos blogs - esp�cie de di�rio eletr�nico -, muitas mulheres querem mais � dividir suas id�ias na Internet. Nela, exp�em ang�stias da vida pessoal, problemas do trabalho, discutem pol�tica, compartilham a maternidade e todos os assuntos que �derem na telha�.

Para a paulistana Mariana Mello, 28 anos, mais do que o cantinho das suas id�ias, o seu blog funciona como a entrada da sua casa. Com a cria��o de �Brincando de Casinha� (brincandocasinha.blogspot.com), a jornalista decidiu, literalmente, abrir as portas da sua morada e dividir com todos desde problemas de reforma a dicas de decora��o.

Segundo a jornalista, o blog nasceu da necessidade de escrever sobre coisas que n�o estivessem relacionadas com o seu trabalho. �Comecei a trabalhar em casa e este se transformou em um universo que eu passei a prestar mais aten��o. Ent�o decidi montar o blog�, conta.

Criado h� pouco menos de um ano, �Brincando de Casinha� restringia-se, a princ�pio, a dicas de decora��o e d�vidas �caseiras� da jornalista. �Foi quando eu e meu namorado decidimos comprar um apartamento maior e encarar uma reforma que o blog se transformou no que ele � hoje�, lembra.

Mariana decidiu compartilhar com seus leitores cada etapa do processo de composi��o da nova casa. No blog, � poss�vel encontrar a jornalista em meio aos entulhos e �quebradeiras� de paredes, ou at� acompanhar a escolha da cor das tintas. �Virou meio novela das oito, as pessoas est�o acompanhando a hist�ria. E est� sendo legal ver como muitas delas t�m as mesmas d�vidas que eu. E essa troca � fant�stica�, considera.

Hoje, com uma m�dia de 25 mil acessos por m�s, principalmente de leitoras que est�o montando a primeira casa, Mariana conta que � comum receber fotos e d�vidas sobre os lares alheios. �Eu sempre respondo, mas toda hora eu fico lembrando as pessoas que n�o sou profissional. Dou minha opini�o de leiga, deixo claro isso�, comenta.

Segundo a jornalista, o grande papel do blog � fazer as pessoas olharem para casa com um pouco mais de carinho. �A inten��o � fazer as pessoas desenvolverem esse olhar e a vontade de curtir a sua casa�, espera.

Para Mariana, muitas vezes, as revistas de decora��o est�o distantes da realidade das pessoas. �Eu sinto que muitas dessas publica��es n�o conversam com esse p�blico. As pessoas olham e pensam: minha casa nunca vai ser desse jeito. Seria maravilhoso se todas as mulheres pudessem contar com um decorador, mas como n�o podemos, para a casa ficar mais gostosa depende de poucas coisas. � s� usar a criatividade que n�o vai gastar muito�, aconselha.

Com o fim da reforma previsto para daqui tr�s ou quatro semanas, mariana pretende fazer um open house virtual para todos poderem conferir o resultado. a jornalista garante ainda que a p�gina n�o ir� morrer com o apartamento pronto. �eu cheguei at� a me questionar: qual ser� o caminho quando a reforma acabar? mas depois dela tem que decorar tudo, comprar os m�veis. al�m disso, gosto muito de abordar a quest�o de receber as pessoas e como fazer com que elas se sintam � vontade na sua casa. ou seja, tem ainda muito pano para manga�, brinca.

____________________


M�E E FILHA

Foi ajudando a filha de 6 anos a construir seu �diarinho� virtual que a bauruense Mara Fernanda de Santi, 31 anos, resolveu ter o pr�prio blog. Criado h� seis meses, a p�gina � um espa�o para a jornalista expor suas reflex�es, falar coisas do dia-a-dia ou ainda discutir os assuntos que ganham destaque na m�dia.

�Eu gosto muito de escrever e estava sentindo falta desse exerc�cio de escrita e de me expressar�, conta a jornalista sobre a motiva��o de seus posts, escritos duas vezes por semana, em m�dia. J� para a filha B�rbara, Mara acredita que a atividade seja importante para desenvolver a rela��o da crian�a com a m�dia eletr�nica, al�m da facilidade de express�o. �Ela escolhe as fotos, me dita ou ela mesma digita os textos e essa troca � bem divertida. Al�m de tudo, sinto que � muito prazeroso para ela�, considera. Os endere�os dos blogs de Mara e B�rbara s�o, respectivamente: espacejamentos.blogspot.com e barbarafadinha.blogspot.com.

____________________


Para professor, blogs perderam car�ter �di�rio� e est�o mais especializados

Trancafiado � chave e amigo �ntimo da maioria das mulheres, o di�rio de papel deu lugar aos blogs com a chegada do mundo virtual. Com ele, desabafos, ang�stias e experi�ncias antes escondidos passaram a ser lidos e comentados pelo mundo inteiro.

No entanto, para o jornalista e professor da Universidade do Sagrado Cora��o (USC) Sandro Paveloski, apesar de ter sido com essa fun��o primordial que o blog ganhou a rede e caiu no gosto popular, a concep��o de di�rio virtual ficou para tr�s. Os blogs femininos, n�o diferentes, acompanharam essa tend�ncia, ultrapassando o tempo das p�ginas mais intimistas.

�O blog perdeu um pouco essa fun��o e obriga��o de ser di�rio. Hoje, ele � muito mais especializado. As pessoas usam um blog por ser uma ferramenta f�cil e democr�tica, como um canal de comunica��o espec�fico com seus p�blicos, amigos e rede de contato onde compartilham seu conhecimento sobre determinado assunto�, considera.

De acordo com Paveloski, outras ferramentas que foram surgindo, como as redes de relacionamento, acabaram por substituir o blog na fun��o de ser di�rio. �A id�ia daquele blog sem estrutura, criado para desabafar, apenas porque eu quero contar sobre a minha vida, essa concep��o j� foi. Hoje � muito mais f�cil voc� encontrar pessoas compartilhando sentimentos, afli��es com seus amigos em uma m�dia social como o Orkut do que em um blog�, aponta.

Paveloski ministra a disciplina teorias da comunica��o para os cursos de jornalismo e publicidade e assina o blog WWW.WEBTOC.COM.BR.


____________________


Amigas trocam dicas em seus fotoblogs

Denise Joaquim tem 45 anos e � banc�ria. Maria Scaglione, 29 anos, � fot�grafa. J� M�rcia Malmstr�m, 42 anos, � dentista. O que une essas tr�s mulheres, que apenas aparentemente n�o tem nada em comum, � a paix�o pela fotografia e seus fotoblogs.

Integrantes do �Focopoint�, um grupo de fot�grafos de Bauru, as tr�s amigas descobriram na Internet uma forma de compartilhar as experi�ncias e dicas sobre seus �clicks�. Al�m dos seus encontros semanais, o grupo estabeleceu por meio do fotoblog, criado h� dois meses, outro canal para trocar informa��es.

�Cada uma tem a sua p�gina, assim como cada integrante do grupo. L�, analisamos e damos opini�es sobre o trabalho um do outro, deixando dicas e as nossas percep��es das imagens�, conta Denise. �� tamb�m uma forma de conhecer outras pessoas e acrescentar um prazer a mais ao fotografar: a publica��o�, completa M�rcia.

No caso da banc�ria, a cria��o do fotoblog a aproximou n�o apenas das amigas e da fotografia, mas tamb�m de uma ferramenta que ela pouco explorava: a Internet. �Antes, eu usava muito pouco, mais no trabalho mesmo. Depois que eu criei meu fotoblog � at� uma briga para usar o computador em casa, virou um v�cio�, brinca.

J� para Maria, fot�grafa profissional h� sete anos, o fotoblog � uma das maneiras mais pr�ticas para divulgar seu trabalho. �Eu uso principalmente com essa inten��o, mas n�o publico apenas fotos profissionais. Desde viagens, fotos mais caseiras ou outras imagens que eu fa�o para mim, eu acabo colocando para que as pessoas conhe�am�, explica.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP