Um dos ant�dotos mais eficientes contra a crise de empregos chama-se networking. O nome � um pouco complicado, por�m isso nada mais � do que estabelecer uma rede de contatos com pessoas que poder�o ajudar futuramente.
� importante esclarecer que networking n�o tem nada a ver com amizade; � uma rela��o puramente profissional. � uma esp�cie de �toma l�, d� c�. Quanto maior for a rede de contatos, melhor � a possibilidade de se conseguir um emprego. Na verdade, o networking � uma vers�o moderna do famigerado �Q.I.�, isto �, �quem indicou�.
Para os profissionais da �rea de recursos humanos, praticar networking � um mandamento sagrado para aqueles que n�o querem ficar sem emprego.
Mas para funcionar corretamente, o networking tem de ser encarado como uma via de m�o-dupla, ou seja, o praticante n�o deve apenas receber favores, mas tamb�m retribuir a outros que precisam.
�Consideramos o networking muito importante para a recoloca��o no mercado de trabalho, sendo v�lido n�o s� para quem est� dispon�vel, mas � sempre bom mant�-lo atualizado, em constante contato com as pessoas bem relacionadas, pois ao necessitar de uma oportunidade, n�o parecer� algo superficial o estreitamento com essas pessoas�, orienta a analista de recursos humanos Nat�lia Rodeguero.
Portanto, a ordem �: apare�a sempre, mostre a cara e procure ajudar a quem precisa. Em algum momento, voc� poder� receber de volta a �gentileza�.
Mas n�o � s� isso. A recoloca��o no mercado de trabalho depende tamb�m da maneira como a pessoa se comporta em uma entrevista que visa selecionar funcion�rios para uma determinada empresa. Entre as qualidades que o candidato deve exibir, est�o a postura correta, falar corretamente o portugu�s, nunca usar g�rias, vestir-se de maneira adequada, ser sincero nas respostas e demonstrar aten��o, interesse e disposi��o durante a entrevista.
Segundo a consultora de recursos humanos Michelle Antonello, ter uma postura correta significa sentar de forma discreta, nunca de maneira desleixada e largada. Vestir-se de forma adequada quer dizer estar com a roupa limpa, discreta (cuidado com os decotes, minissaias e bermudas), cabelo penteado, barba feita e sem bon�.
O nervosismo tamb�m pode atrapalhar. Quando percebe que o entrevistado est� ansioso ao extremo, Michelle procura deix�-lo mais � vontade. Um sorriso muitas vezes � suficiente para tornar o clima mais descontra�do.
Ela afirma que uma pessoa nervosa n�o consegue se expressar direito e isso pode prejudic�-la. �Por mais que seja dif�cil, � preciso manter a calma. A ansiedade excessiva e a falta de concentra��o podem p�r tudo a perder�, avisa. Outro ponto importante, mas que muitas vezes passa despercebido, segundo a consultora, � tornar-se facilmente encontr�vel, ou seja, colocar no curr�culo um telefone e um e-mail atualizados.
De acordo com Michelle, h� candidatos que deixam de ser chamados porque trocaram de telefone e n�o comunicam a empresa respons�vel pela sele��o ou deixam um n�mero que ningu�m atende.
Segundo Nat�lia, ficar dizendo, durante a entrevista, que o emprego a que o candidato est� concorrendo � muito importante e que a vida dele depende daquela contrata��o pode ajudar ou atrapalhar. Depende de como isso � colocado. �Se o candidato falar sobre isso de forma muito apelativa pode ser negativo. O ideal � que comunique a import�ncia que o emprego ter� para ele, o quanto ir� agregar para seu crescimento profissional, mas sem exageros�, ensina. |