Hoje � comemorado o dia do r�dio e do radialista. Momento prop�cio para falar sobre uma nova tecnologia que vem para dar mais f�lego a esse ve�culo de comunica��o, o chamado r�dio digital. Profissionais que acompanharam as mudan�as ocorridas nos �ltimos anos, com a chegada da televis�o e da Internet, acreditam que as perspectivas s�o boas tanto para os profissionais da �rea quanto para os ouvintes.
Para o radialista e jornalista Franco J�nior, de 32 anos, que est� no meio h� 17 anos, a transmiss�o digital ser� um marco na hist�ria do r�dio. �Sem d�vidas, ser� o maior divisor de �guas que pudemos acompanhar na �rea. Para muitas emissoras possibilitar� a salva��o financeira, uma esp�cie de resgate do ouvinte, que ter� servi�os que v�o al�m da veicula��o de m�sicas�, destaca.
Segundo o radialista, o ouvinte perceber� um grande salto na qualidade sonora, que ser� superior � do CD, al�m de ter mais interatividade com a r�dio. �As r�dios poder�o transmitir em duas faixas. Em uma delas poder� ser veiculada m�sica, e na outra informa��es em geral, sobre a banda ou a m�sica que est� tocando, sobre tempo, tr�nsito. Um leque muito grande de oportunidades�, afirma.
Alexandre Pittoli, radialista h� 16 anos, acredita que o mercado ir� tirar bom proveito da tecnologia. �O formato da r�dio digital no Brasil ser� semelhante ao americano. Existe a possibilidade de uma emissora se transformar em duas, j� que ter� dois canais de transmiss�o. A expectativa � dobrar o espa�o no mercado de trabalho, criando novas oportunidades e tamb�m novos formatos�, opina.
Apaixonado pelo meio, Pittoli destaca a versatilidade do meio que conseguiu sobreviver, mesmo com a chegada de concorrentes de peso. �Com a chegada da televis�o, muito se especulou a respeito da morte do r�dio. No entanto, ele continuou. Com o advento da Internet, pensou-se que realmente seria decretado o fim do meio, mas ele acabou se tornando um dos maiores aliados da nova m�dia, se adaptando e tirando proveito�, ressalta.
N�o existe uma data estabelecida para que a transmiss�o digital de r�dio chegue a Bauru. Mas de acordo com a Ag�ncia Nacional de Telecomunica��es (Anatel), ela j� est� em teste em algumas emissoras do Pa�s. As principais dificuldades para a implementa��o do novo sistema seriam: os elevados pre�os dos receptores capazes de receber o sinal digital e o gasto operacional durante o per�odo em que as emissoras teriam que transmitir a programa��o no modo anal�gico e no digital, at� a populariza��o dos receptores.
Para Pittoli, 31 anos, os interessados em seguir a profiss�o precisam tomar conhecimento de que existem outras oportunidades al�m do r�dio. �O profissional da voz pode fazer grava��o de comerciais para r�dio e televis�o, apresentar programas, ser mestre de cerim�nias, fazer locu��o de eventos, entre outros�, destaca.
____________________
Paix�o n�o tem idade
Despretensiosamente, o advogado Julio Vinicius Auad Pereira, de 35 anos, entrou num curso de locu��o. Primeiramente a id�ia era aprender a trabalhar melhor com a voz para ajudar no trabalho e, quem sabe, abrir um novo leque de trabalho, fazendo locu��es comerciais.
�Depois que tomei contato maior com trabalho do radialista, tomei gosto. At� cheguei a procurar uma r�dio comunit�ria para alugar um hor�rio�, confessa. |