Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
15/09/06 00:00 - Geral

Pesquisa mostra marcas mais lembradas pelo consumidor bauruense

Da Reda��o
Foi divulgado ontem � tarde, na sala 1 da Universidade Estadual Paulista (Unesp), o resultado da pesquisa Top of Mind, que aponta as marcas mais lembradas pelo p�blico bauruense e tra�a o perfil do consumidor da cidade. O JC foi o mais lembrado na categoria jornal impresso, com 80,43% das respostas.

O levantamento, in�dito em Bauru, foi realizado pela Empresa J�nior de Rela��es P�blicas (RP Jr.) da Unesp a pedido do grupo Melhores e Cia, que desenvolve o mesmo trabalho h� seis anos em diversas cidades do Interior paulista, como Ribeir�o Preto, Araraquara e Franca. A inten��o dos organizadores � apontar as marcas mais lembradas, levantar o perfil do consumidor da cidade e estimular a competitividade entre as empresas.

Segundo a organiza��o, a pesquisa foi criteriosa e seguiu r�gidos m�todos cient�ficos. Foram entrevistadas 600 pessoas, num per�odo de tr�s meses - junho, julho e agosto de 2006 �, que responderam as 40 perguntas de um dos tr�s tipos de question�rios elaborados pela empresa, em 25 bairros da cidade. O levantamento foi efetuado de casa em casa para que n�o houvesse nenhuma influ�ncia de meios externos, cumprindo cotas por idade e sexo - 50,5% homens e 49,5% mulheres.

Para o diretor da Melhores e Cia, Valter Passos, o estudo ser� importante para os empres�rios locais. �Vamos apontar as marcas mais lembradas pelos consumidores. Isso d� uma no��o de mercado, mas n�o quer dizer que a marca mais lembrada � a l�der do segmento. No entanto, pode nortear projetos futuros. Por exemplo, se a empresa � l�der de mercado e n�o � a mais lembrada, algo est� falho no departamento de marketing�, destaca.

Segundo Passos, a divulga��o dos resultados pode ser ben�fica ao com�rcio da cidade. �Acaba criando uma competitividade, por ser uma pesquisa s�ria feita h� mais de seis anos em outras cidades, embasada cientificamente. Serve tamb�m para o empres�rio sair do ach�metro e se situar junto ao seu departamento de marketing�, afirma o diretor, que pretende realizar o levantamento anualmente em Bauru e revela que todos os dados poder�o ser consultados por aqueles que n�o concordarem com os resultados.

A pesquisa teve o apoio do Sindicato do Com�rcio Varejista de Bauru (SinCom�rcio). De acordo com a coordenadora administrativa, Thita Cesarino, a confian�a na veracidade dos dados levou a entidade a se interessar pelo projeto. �Ela � boa para o com�rcio, para a popula��o e para os empres�rios, principalmente porque mostra o perfil do consumidor, o que � interessante para a elabora��o de futuras estrat�gias�, destaca.

Na categoria r�dio FM, a 94FM obteve 45,75%, enquanto a 96FM atingiu 39,87%. Para o gerente da 96FM, Luiz Capelin, o fato da emissora ter sido lembrada com um �ndice t�o pr�ximo da concorrente mostra que o investimento numa programa��o pr�-segmentada, com qualifica��o de audi�ncia, est� sendo o caminho correto para a emissora. J� para o gerente de marketing do JC, Jo�o Carlos do Amaral, os mais de 80% de �ndice de recall obtidos pelo jornal s�o resultantes n�o apenas dos atributos editoriais, mas, principalmente, pela proximidade, interatividade e compromisso com a comunidade e seus leitores.

De acordo com o diretor da Melhores e Cia, no dia 30 de novembro ser� realizado, no Bauru T�nis Clube, um jantar de confraterniza��o para os vencedores em cada segmento.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP