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30/08/06 00:00 - Ag�ncias - Brasil

Com paralisa��o, empresa deixa de produzir at� 940 ve�culos por dia

Folhapress
S�o Paulo - A Volkswagen deixar� de produzir at� 940 ve�culos por dia se os funcion�rios de S�o Bernardo do Campo (SP) que deflagraram na tarde de ontem greve por tempo indeterminado conseguirem paralisar todas as linhas de produ��o. Esse � volume di�rio de ve�culos produzidos na unidade dos modelos Gol, Saveiro, Polo, Polo Sedan, Kombi e do Fox exportado para a Europa.

A f�brica de S�o Bernardo, a maior das cinco da montadora alem� no Brasil, emprega 12.400 funcion�rios, mas s� 8 mil est�o na produ��o. Os demais cumprem trabalhos administrativos, �rea que est� concentrada no ABC.

Segundo a Volks, se n�o chegar a um acordo com sindicatos para demitir 3.600 funcion�rios e reduzir direitos trabalhistas dos demais, a empresa ter� que fechar a f�brica e dispensar 6.100 pessoas.

Desde 2000, a unidade de S�o Bernardo recebeu investimentos de R$ 2 bilh�es, mas ainda � considerada pouco competitiva em rela��o �s demais f�bricas. A principal vantagem da unidade Anchieta � a proximidade do porto de Santos, que facilita a exporta��o. Por outro lado, as vendas ao exterior da montadora foram as mais afetadas pela desvaloriza��o do d�lar.

Segundo dados da Associa��o Nacional de Fabricantes de Ve�culos Automotores (Anfavea), a Volks � a maior produtora da ve�culos do Brasil. Entre janeiro e julho, a montadora alem� produziu 456.391 autom�veis, caminh�es e �nibus. Trata-se de quase 30% do 1,523 milh�o de ve�culos produzidos por todas as montadoras brasileiras no mesmo per�odo.

Hist�ria

Nos mais de 50 anos em que est� presente no Brasil, a montadora alem� j� produziu mais de 15 milh�es de ve�culos. Cerca de 9,5% de suas vendas em todo o mundo s�o fechadas no Brasil. A empresa decidiu que o pa�s deveria abrigar sua primeira f�brica fora da Alemanha em 1949.

A Volkswagen do Brasil s� nasceu em 1953, quando come�ou a produzir os primeiros Fuscas em um armaz�m alugado no bairro do Ipiranga (S�o Paulo). Nessa �poca, os ve�culos utilizavam apenas pe�as importadas. At� 1957, 2.820 unidades foram montadas no Ipiranga (2.268 Fuscas Sedan 1.200cc e 552 Kombi).

Durante o governo de Juscelino Kubistscheck, a Volks percebeu que estavam sendo criadas as condi��es para a instala��o de uma montadora de ve�culos no Brasil com pe�as nacionais. A escolha de S�o Bernardo do Campo (SP) para abrigar a f�brica ocorreu em 1956. No ano seguinte, o primeiro ve�culo com 50% de pe�as nacionais era produzido na unidade, uma Kombi.

A f�brica s� foi oficialmente inaugurada em 18 de novembro de 1959 com a presen�a de JK. Lan�ado em 1959, o Fusca brasileiro rapidamente tornou-se sucesso de mercado. No total, foram vendidos no Pa�s 3,3 milh�es de unidades do modelo.

Outros sucessos que vieram depois foram o Karmann-Ghia, a Variant, a Bras�lia e o Passat. Em 1980, com o parque automobil�stico brasileiro consolidado, a Volkswagen decidiu entrar no mercado de caminh�es. Tamb�m nos anos 80, a empresa lan�ou o Gol, o carro mais vendido do Pa�s e tamb�m o mais exportado. Em 1987, em um momento de queda do mercado, para reduzir os custos e ter melhor aproveitamento dos recursos dispon�veis, a Volkswagen e a Ford juntaram-se e criaram a Autolatina Brasil.

Em sete anos, a Autolatina colocou no mercado v�rios carros h�bridos, como o Apolo, Logus e Pointer, da VW, e o Verona, Royale e Versailles, da Ford. O fim da Autolatina coincidiu com a abertura da economia, em 1994. O aquecimento do mercado interno apontou uma necessidade das duas marcas competirem em todos os segmentos do mercado, com produtos individualizados. Dois anos depois da separa��o, com investimentos em torno de US$ 780 milh�es, a Volkswagen inaugurou duas f�bricas no Brasil e uma na Argentina.

Em novembro de 1995, foi inaugurado o centro industrial General Pacheco, na Argentina, e um ano depois, em novembro de 1996, a f�brica de caminh�es, em Resende (RJ), e a f�brica de motores, de S�o Carlos (SP). Em janeiro de 1999, com investimentos de R$ 1,2 bilh�o, a empresa inaugurou a f�brica de S�o Jos� dos Pinhais, no Paran�.


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A crise

O que a Volkswagen quer

� N�o renovar acordo de garantia de emprego de 12 mil funcion�rios de S�o Bernardo do Campo.

� Demitir funcion�rios para reduzir custo.

� Concede 0,4 do sal�rio por cada ano trabalhado aos empregados que aceitarem Plano de Demiss�o Incentivada (PDI) - nesse caso empresa indica quem sai.

� Aumentar valor do desconto do plano m�dico: desconto passaria de 1% do sal�rio para 3%.

� Reduzir em 35% a tabela salarial para novas contrata��es, com novos pisos para quem ingressar na f�brica.

� N�o conceder aumento acima da infla��o neste ano, como estava previsto em acordo salarial desde 2005.

� Conceder reajuste de 85% de perdas da infla��o medida pelo INPC.

� Mudan�as no banco de horas, com pagamento de hora extra e adicional quando o limite de cr�dito de horas for acima de 400 horas.

� Estender a jornada di�ria em duas horas por dia ou at� oito horas por semana em caso de falta de qualidade, sem pagamento de hora extra.

� N�o ter a obriga��o de contratar alunos do Senai - a cada seis meses eram contratados 30 estudantes.


O que os trabalhadores querem

� N�o aceitam dispensa de empregados.

� Querem discutir alternativas para a redu��o de custos sem a perda de direitos trabalhistas conquistados.

� Aceitam discutir Plano de Demiss�o Volunt�ria (PDV) - nesse caso, o trabalhador � que decide se quer ou n�o sair.


Fontes: Volkswagen, sindicatos e BNDES



Cronologia

3 de maio A empresa anuncia aos sindicatos que vai demitir e reduzir custos Sindicalistas afirmam que VW quer cortar 6 mil trabalhadores at� 2008 de tr�s unidades: S�o Bernardo, Taubat� e S�o Jos� dos Pinhais (PR); Empresa n�o informa quantos seriam demitidos.

31 de maio Trabalhadores fazem passeatas de protesto no ABC e no Paran� contra as demiss�es e paralisa��o de 24 horas nas tr�s f�bricas.

Junho Sindicatos pedem que a Volkswagen coloque no papel as medidas que pretende adotar para iniciar processo de negocia��o.

Julho Volks faz acordo com funcion�rios de Taubat�, com a previs�o de corte de 700 empregados em dois anos mediante pagamento de 0,4 sal�rio por ano trabalhado - empresa indicar� quem sai. Segundo VW, com acordo novos investimentos est�o previstos na f�brica.

21 de agosto Empresa d� ultimato e prazo de cinco dias para fechar acordo com sindicato.

23 de agosto Sindicato e empresa iniciam negocia��es

27 de agosto Negocia��es terminam sem acordo.

28 de agosto Governo anuncia suspens�o de empr�stimo para a VW at� que montadora acerte acordo com os trabalhadores do ABC.





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