Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
27/08/06 00:00 - Geral

Trabalhador ter� de �engordar' curr�culo para se diferenciar

Adilson Camargo
N�o basta mais ser profissional de uma �rea s�. � preciso acrescentar novos conhecimentos ao curr�culo. Essa � a defini��o que a consultora organizacional da Genesis Assessoria e Recursos Humanos, Regina Maura Pereira Torres, faz da profiss�o do futuro. Segundo ela, a principal mudan�a n�o ser� no r�tulo que as novas profiss�es est�o recebendo, mas no comportamento do trabalhador.

�A tend�ncia � fundir cada vez mais esses novos conhecimentos � profiss�o escolhida. Acabou esse neg�cio de ser s� advogado.�

Al�m de entender de leis, ser� preciso compreender administra��o e inform�tica, por exemplo. Para o profissional de comunica��o, n�o basta ler e escrever um texto corretamente. Ser� indispens�vel saber outros idiomas e desenvolver outras habilidades.

�Hoje perde-se emprego, mas sempre aparecem outros exigindo mais qualifica��o e oferecendo melhores sal�rios�, pondera Regina. Segundo ela, � preciso amar a profiss�o, sen�o o servi�o n�o sai bem feito. E quem gosta do que faz est� sempre disposto a aprender mais. �Cada dia surge uma coisa diferente. A tecnologia n�o p�ra de se renovar�, diz a consultora.
Mesmo acreditando que o futuro est� mais na atitude dos profissionais do que na profiss�o, Regina aponta a engenharia gen�tica e a presta��o de servi�os voltados aos idosos como �reas com boas perspectivas de crescimento. �N�o sei se para j�, mas vai crescer muito�, diz ela, referindo-se ao atendimento aos idosos. �A expectativa de vida aumentou e as pessoas est�o mais saud�veis�, justifica.

Ciente disso, a Universidade do Sagrado Cora��o de Jesus (USC) est� investindo cada vez mais no atendimento ao idoso dentro do curso de fisioterapia. A id�ia � preparar os alunos para lidar com esse p�blico espec�fico e em franca expans�o.

Marketing

Outro curso que tamb�m est� sendo encarado como promissor, na avalia��o da diretora da RH Assessoria, Daniela Gibin Duarte, � o marketing. Em Bauru, essa op��o � oferecida na Faculdade F�nix e nas Faculdades Integradas de Bauru (FIB).

Mas ao contr�rio do pensamento comum, marketing n�o tem nada a ver com propaganda, segundo afirma��o do coordenador do curso de tecnologia e gest�o de marketing, da Faculdade F�nix, Alessandro Paveloski.

Segundo ele, os estudos est�o ligados aos movimentos do mercado, em saber como os consumidores se comportam, porque os produtos crescem ou morrem, porque o concorrente est� se saindo melhor e quest�es ligadas � �tica do mercado, entre muitas outras.
O aluno de marketing, segundo Paveloski, precisa ser din�mico, curioso e ter desejo de conhecer os detalhes do mercado. Al�m disso, tem de gostar de economia, administra��o de empresas, publicidade, sociologia e psicologia, entre outras mat�rias inerentes ao curso.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP