Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
11/08/06 00:00 - Economia

Pesquisa banc�ria aponta �perfil� do cart�o de cr�dito

Lucien Luiz
Nos �ltimos anos, o cart�o de cr�dito tem ganhado a prefer�ncia de correntistas banc�rios, que acabaram deixando de lado o cheque especial. Embora os juros praticados sobre os cart�es ultrapassem 10% ao m�s, muitos consumidores, iludidos pelas facilidades de pagamento, acabam financiando suas compras atrav�s desse recurso.

Pesquisa realizada pelo Santander Banespa nas principais capitais brasileiras aponta que as pessoas consideram essencial o uso do cart�o, por�m, desaprovam os juros cobrados. Das duas mil pessoas entrevistadas, 42% citaram a taxa de juros e o limite de cr�dito como principais empecilhos para a aquisi��o ou manuten��o do cart�o.

Com base nesses n�meros, o banco lan�ou nesta semana em S�o Paulo o cart�o Santander Light. A taxa de juros cobrada � de 5,5%, al�m de ser permanente. O consumidor tamb�m passa a ter o dobro do limite, mas para adquirir o novo cart�o � exigida renda mensal a partir de R$ 700,00. O custo da anuidade � de R$ 84,00. A taxa de juros � �nica tanto para cr�dito rotativo, parcelamento das faturas e saques � vista ou parcelados.

O objetivo do Santander Light � atingir especialmente as classes C e D, embora o recurso seja oferecido indiscriminadamente. Clientes ou n�o do banco podem adquirir o cart�o, dispon�vel nas bandeiras Mastercard e Visa. O vice-presidente de cart�es do Santander Banespa, Nuno Almeida Matos, acredita que at� o m�s de dezembro a institui��o deve comercializar 500 mil unidades Light. Para 2007, a expectativa � comercializar 100 mil cart�es por m�s.

�O cliente tamb�m vai poder parcelar suas compras, seus saques e sua fatura em at� 30 vezes, com at� 40 dias para pagar a primeira parcela. O plano m�ximo de outros cart�es, em geral, � de 24 vezes�, acrescenta Matos.

Ainda de acordo com o vice-presidente, correntistas que disp�em de outros cart�es de cr�dito poder�o substitu�-los pelo Light.

Publicidade

A divulga��o do cart�o Santander Light come�ou quarta-feira na televis�o. Cl�udia Raia e D�bora Falabella s�o as garotas-propaganda e atuam em tr�s spots publicit�rios.

O cart�o tem duas cores. A prata, que segundo Matos representa juros mais baixos, e a vermelha, como refer�ncia a um maior poder de compra.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP