Bras�lia - As investidas do PT para conseguir o apoio formal do PMDB � poss�vel candidatura do presidente Luiz In�cio Lula da Silva podem render mais bem do que uma alian�a de peso em torno do petista. O PT precisa do PMDB para esticar o tempo que o presidente Lula ter� na campanha para propaganda pol�tica, que come�a a ser veiculada em cadeia de r�dio e televis�o a partir do dia 15 de agosto.
Sem o apoio do PMDB, Lula ter� menos tempo do que o pr�-candidato do PSDB � Presid�ncia, Geraldo Alckmin. At� agora, pelo menos, o tucano conseguiu mais tempo na r�dio e TV do que Lula.
A alian�a com o PFL garantiu a Alckmin 9 minutos e 2 segundos para sua campanha de r�dio e TV, que ser� levada ao ar a partir de 15 de agosto. Esse tempo n�o leva em conta o per�odo adicional que � distribu�do igualmente para cada candidato.
Pela legisla��o, ser�o divididos entre todos os postulantes 16 minutos e 40 segundos por dia de programa. Se houver quatro os candidatos, por exemplo, o tempo total da alian�a PSDB-PFL ser� de 13 minutos e 12 segundos.
Sem o apoio dos pefelistas, Alckmin teria apenas 4 minutos e 4 segundos de programa partid�rio no r�dio e na TV. Esse per�odo � menor que o tempo que o PT tem sozinho para seus programas de r�dio e TV: 5 minutos e 44 segundos.
O tempo da campanha de r�dio e TV de cada partido faz parte de um levantamento da assessoria jur�dica do PPS ao qual a reportagem teve acesso.
O PFL - que indicou o senador Jos� Jorge (PE) para ser o vice na chapa de Alckmin - agregou 4 minutos e 58 segundos de tempo de TV e r�dio para a candidatura do tucano. Para conseguir mais tempo de programa eleitoral gratuito do que Geraldo Alckmin, Lula ter� que conseguir o apoio formal do PMDB � sua candidatura.
As alian�as que vem sendo negociadas pelo petista - com PC do B e PSB - n�o garantem a Lula mais exposi��o do que Alckmin. Uma coliga��o apenas com o PMDB levaria Lula a ter 10 minutos e 16 segundos - sem considerar o tempo igualit�rio para todos os candidatos. Desse tempo, 4 minutos e 32 segundos s�o do PMDB e 5 minutos e 44 segundos do PT.
Caso venha a concretizar a coliga��o com o PSB e o PC do B, a campanha de r�dio e TV do petista subiria para 12 minutos e 54 segundos com o refor�o do PMDB. Com isso, Lula conseguiria ultrapassar Alckmin no tempo de exposi��o no hor�rio gratuito de r�dio e TV.
Aliados tradicionais
As alian�as tradicionais do PT, com o PSB e PC do B, renderiam a Lula 8 minutos e 22 segundos de programa eleitoral de r�dio e TV. Como o PMDB ainda n�o definiu se ter� ou n�o candidato pr�prio, os tucanos e pefelistas ainda apostam numa virada do desempenho de Alckmin a partir do in�cio da campanha eleitoral na r�dio e TV. �Quando o programa eleitoral come�ar, n�s vamos crescer nas pesquisas�, avalia o senador S�rgio Guerra (PSDB-PE), um dos coordenadores da campanha do PSDB.
O cen�rio pode melhorar ainda mais para Alckmin caso PSB decida n�o apoiar formalmente a candidatura do presidente Lula. O comando do partido quer a coliga��o, mas ainda enfrenta a resist�ncia de alguns diret�rios. Com o apoio apenas do PC do B, Lula ter� apenas 6 minutos e 34 segundos de tempo de r�dio e TV.
Se o PT fechar uma alian�a com PMDB, PSB e PC doB, ter� 3 minutos e 52 segundos de vantagem sobre o tucano em tempo de exposi��o na campanha eleitoral.
Distribui��o
O tempo de televis�o de cada partido � calculado de acordo com o tamanho da bancada que tomou posse no in�cio da Legislatura - 1 de janeiro de 2003. No �ltimo pleito, o PT elegeu o maior n�mero de deputados federais (91), o que garantiu ao partido o maior tempo de propaganda eleitoral.
Na seq��ncia aparecem PFL, PMDB e PSDB. Os candidatos ainda t�m direito a um tempo distribu�do igualitariamente pela Justi�a Eleitoral. No total os candidatos t�m 50 minutos di�rios de programa, divididos em dois blocos de 25 minutos. Desse tempo, 1/3 � dividido para todos os candidatos e 2/3 proporcionalmente ao n�mero de deputados federais filiados aos partidos desde o in�cio da legislatura.
In�cio: 15/8
Bras�lia - A partir do dia 15 de agosto come�a a ser veiculada em cadeia de r�dio e televis�o a propaganda eleitoral gratuita. Os candidatos � Presid�ncia ter�o espa�o reservado no hor�rio nobre todas as ter�as, quintas e s�bados para apresentarem suas propostas. Se a elei��o for para o segundo turno, os programas passam a ser di�rios.
Os programas dos candidatos � Presid�ncia da Rep�blica ter�o 50 minutos e ser�o divididos em dois blocos de 25 minutos cada. Na televis�o, ser�o veiculados das 13h �s 13h25 e das 20h30 �s 20h55. No r�dio, a propaganda pol�tica come�a �s 7h e vai at� as 7h25 e depois � repetida das 12h �s 12h25. As campanhas dos governadores ser�o exibidas segundas, quartas e sextas-feiras.
Assim como para os deputados federais, os blocos s�o de 20 minutos, totalizando 40 minutos de programa. Para os candidatos ao Senado o tempo � de 20 minutos, divididos em dez minutos de manh� e de noite.
O Congresso chegou a aprovar na minirreforma eleitoral que os programas se resumissem ao candidato e � c�mera, mas o artigo foi vetado pelo presidente Luiz In�cio Lula da Silva. A decis�o recebeu o apoio at� mesmo dos partidos de oposi��o que poder�o divulgar nas campanhas as imagens das CPIs, enquanto que Lula poder� mostrar as obras que inaugurou durante sua gest�o.
*Andreza Matais |