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20/05/06 00:00 - Auto Mercado

Dr. Autom�vel: Sistema de inje��o eletr�nica precisa de manuten��o

Comparados com os antigos carburadores, os sistemas de inje��o atuais s�o t�o confi�veis que parece que n�o precisam de manuten��o. Mas precisam sim.

Por serem muito sens�veis, pois detectam as varia��es m�nimas de solicita��es do motor e corrigem a mistura e avan�o a cada fra��o de segundos para permitir a queima ideal para cada situa��o, precisam estar sempre bem calibrados, limpos e regulados.

Um sistema de inje��o (existem v�rios, de diversos fabricantes e modelos para cada motor), � composto de elementos e sensores que medem o volume de ar que passa pelo corpo de borboleta, o volume de combust�vel a ser injetado pelos bicos, sensor de oxig�nio no escapamento (sonda lambda) para regular a mistura e muitos outros sistemas eletroeletr�nicos de acionamento e controle. Em nada disso se mexe sem um scanner e muito treinamento operacional, que s� se encontra em boas oficinas especializadas. Onde podemos n�s, ent�o, atuar impunemente na manuten��o caseira? A� v�o as dicas:

� Manter os filtros de ar e de combust�vel limpos e substitu�-los nos per�odos recomendados pelo manual do fabricante ou em caso de necessidade;

� Usar combust�vel de boa proced�ncia, para evitar borras e danos ao sistema e ao motor;

� Verificar sempre o estado de cabos, conectores e chicotes com rela��o a mau contato, oxida��o ou umidade. Como o sistema � muito sens�vel, uma leitura errada poder� dar uma resposta errada, fazendo com que o motor se desregule e consuma mais, perdendo desempenho;

� N�o use pouco combust�vel no tanque, evite rodar at� a reserva. Como a sujeira eventualmente contida no combust�vel � mais pesada, esta se deposita no fundo do tanque. Com o pouco combust�vel na reserva, poderemos estar aspirando muita sujeira que ir� entupir os filtros e bomba;

� Nunca deixe o tanque secar completamente, pois poder� for�ar a bomba de combust�vel (que rodar� sem carga), podendo queim�-la. Ali�s, de todos os equipamentos do sistema de inje��o, um dos poucos que n�o tem backup � a bomba de combust�vel. Se ela pifar, o motor p�ra mesmo, al�m de que ela � bem carinha...;

� O sistema de inje��o depende da bateria para seu funcionamento. Funciona at� uma voltagem m�nima de 8 volts, abaixo disso p�ra de funcionar. Portanto, se tiver problemas de bateria arriada, n�o adianta tentar fazer o carro pegar no tranco, empurrando-o sem tens�o na bateria, o motor conseq�entemente n�o ser� alimentado e n�o pegar� de jeito nenhum, mesmo que atinja uma velocidade razo�vel na descida. � aconselh�vel fazer uma chupeta na bateria ou guinchar o carro.

O sistema de inje��o tem vontade pr�pria, independentemente do motorista. Ele se auto-regula, se auto-avalia sistematicamente e toma decis�es sem perguntar nada a voc�, mas ele sabe o que faz.

Em caso de pane no sistema ou falha de leitura em algum sensor, ele se auto-ajusta no modo de emerg�ncia, um mapeamento padr�o que permitir� que continue rodando e chegue em casa ou em uma oficina em seguran�a. Em resumo, n�o nos deixa na m�o no meio da rua.


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CORREIO T�CNICO

O catalisador do meu Astra GLS 2.0 2001 bateu em uma lombada e quebrou por dentro, amassando toda a carca�a por fora. Na oficina me informaram que n�o d� conserto, mas que pode ser eliminado, pois o original � muito caro. Isso est� certo isso? Posso fazer?

Felipe S. dos Santos - Bauru


Caro Felipe, catalisador � important�ssimo no controle de emiss�es. O problema � que o governo exige que os carros saiam de f�brica atendendo � normas exigentes de emiss�es, mas depois n�o fazem o controle da frota. Realmente os catalisadores s�o caros pois tem um elemento cer�mico interno (o dito catalisador) composto de metais caros e raros. Quando este se quebra, precisa ser trocado mesmo, e � caro. A consci�ncia e a cidadania nos dizem para n�o poluir, mas para algumas pessoas o bolso fala mais alto. Da� que se colocam carca�as de catalisadores vazias (para enganar o guarda ou fiscal) ou simplesmente colocam um tubo liso no lugar. Nenhum destes carros passaria pela vistoria t�cnica de emiss�es. Vai de cabe�a e da educa��o de cada um. Eu recomendo sempre que sejamos honestos, mesmo que ningu�m esteja vendo.



Sugest�es para a coluna e perguntas � se��o Correio T�cnico devem ser enviadas ao e-mail [email protected] ou � reda��o do Jornal da Cidade, na rua Xingu, 4-44, Higien�polis. � obrigat�rio informar nome completo, RG, endere�o e contato (telefone ou e-mail).



* Marcos Serra Negra Camerini � engenheiro mec�nico formado pela Escola Polit�cnica da USP, p�s-graduado em administra��o industrial e marketing e engenharia aeron�utica, com passagens como executivo na General Motors (GM) e Opel. Tamb�m � consultor de empresas e assina uma coluna na revista Quatro Rodas Nitro. Seu site � www.marcoscamerini.com.br.




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