Depois de ter 90% das sua a��es compradas pela Am�rica Latina Log�stica (ALL), a Brasil Ferrovias - grupo que abrange as ferrovias Novoeste, Ferroban e Ferronorte - e os trabalhadores do setor ferrovi�rio est�o diante de um impasse levantado pela campanha salarial da categoria. Apesar da data-base dos ferrovi�rios ser no dia 1 de janeiro, as negocia��es s� come�aram em mar�o.
De acordo com Roque Ferreira, diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferrovi�rias de Bauru, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso a Novoeste � a �nica das tr�s concession�rias da Brasil Ferrovias que n�o concluiu as negocia��es salariais com a categoria.
�A �ltima reuni�o foi realizada no dia 3 e terminou em impasse. O sindicato n�o aceita o descumprimento do Plano de Cargos e Sal�rios, o n�o-reconhecimento da cl�usula de estabilidade no emprego durante a vig�ncia do acordo, o descumprimento da decis�o judicial que pro�be a terceiriza��o em atividades fim, a falta de um cronograma de contrata��es para as fun��es com falta de m�o-de-obra e o reajuste do sal�rio, que ficou abaixo do reivindicado�, relata.
No per�odo de 15 a 31 deste m�s, o sindicato vai promover assembl�ias com os 992 funcion�rios da Novoeste e deve pedir � empresa a manuten��o das cl�usulas rejeitadas. �Se a empresa n�o quiser discutir, vamos solicitar a media��o do Minist�rio P�blico do Trabalho�, afirma Ferreira.
Com a compra de 90% das a��es da Brasil Ferrovias pela ALL, os antigos controladores da holding - Previ (fundo de pens�o do Banco do Brasil), Funcef (fundo de pens�o da Caixa Econ�mica Federal) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ�mico e Social (BNDES) - passam a ser acionistas minorit�rios. |