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24/04/06 00:00 - Geral

Pais e escola t�m papel decisivo

�rika Pelegrino
N�o existe um manual, muito menos um guia. Por�m, algumas dicas podem ajudar em muito os pais e as escolas a defender filhos e alunos da avalanche publicit�ria que os empurra para o consumo desenfreado. A presidente do projeto Crian�a e Consumo, do Instituto Alana, Ana L�cia Villela cita algumas que s�o dadas em palestras: impor limites, dizer n�o, definir regras claras e n�o abrir m�o delas, incentivar alunos a ajudar a comunidade.

No entanto, em primeiro lugar, na avalia��o de Villela, � preciso retirar das costas dos pais �um pouco� do peso da culpa pelos filhos obesos, que assistem muita televis�o, que n�o brincam. �Eles (os pais) est�o lidando com um segmento muito poderoso, o do marketing, que movimenta cifras muito altas�, afirma Villela.

O que os pais podem e devem fazer � trabalhar no sentido de definir regras e sustent�-las. �O ideal � n�o levar os filhos ao supermercado, mas se n�o tiver outra solu��o, deve-se estabelecer quantos e quais produtos a crian�a poder� escolher, por exemplo�, afirma.

Outro comportamento que os pais podem adotar � fazer um paralelo entre o valor de determinada compra que a crian�a quer fazer e o impacto no or�amento da fam�lia. Os pais devem tamb�m criar alternativas de atividades para tirar as crian�as da frente da televis�o. �Leve ao parque, ensine as brincadeiras de quando eram crian�as�, sugere Villela.

As escolas, por sua vez, devem promover e incentivar feiras, eventos culturais, incentivar o envolvimento do adolescente e da crian�a na comunidade e ver no que pode ajudar. Assim, estar� incentivando outros valores que n�o os materialistas.


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Projeto Crian�a e Consumo

Com um ano de exist�ncia, a luta principal do Projeto Crian�a e Consumo, do Instituto Alana, � conseguir a regulamenta��o das propagandas dirigidas a crian�as. A presidente do projeto, Ana L�cia Villela, afirma que ainda est�o longe de conseguir isso.

O projeto tem atuado atrav�s de palestras, organiza��o do 1.� F�rum Internacional sobre Crian�a e Consumo - que passar� a ser realizado a cada dois anos -, de publica��es sobre o tema, entre outras atividades.

Todo o trabalho tem o objetivo final de conseguir a regulamenta��o da publicidade. �Alguns pa�ses j� conseguiram at� banir totalmente a propaganda dirigida para crian�as com menos de 12 anos. N�s estamos longe disso�, afirma Villela.




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