Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
06/04/06 00:00 - Turismo

Eu estive l�: Rumo a Santiago

Peru, Guatemala, It�lia e Portugal celebram o renascimento de Cristo de forma especial

Jos� Maria Estevam
Deixamos San Pedro de Atacama e tomamos a Rota 23 com destino a Calama, trecho de pouco mais de 90 quil�metros em excelente estado.

Mais uma hora e meia de dire��o pela Rota 25 e depois pela Nacional 5, chegamos em Antofagasta, com a indica��o para conhecermos v�rios lugares, muito em especial, La Portada, um imenso arco ou portal esculpido pelo vento, erigido dentro das �guas verdes e geladas do Pac�fico, em uma das praias da cidade.

Antofagasta � um munic�pio grande, de tr�nsito intenso, sendo limitada, ao oeste, por muitas praias banhadas pelo Oceano Pac�fico e, a leste, por enormes montanhas, acidentes geogr�ficos que, praticamente se unem ao norte e ao sul.

A vis�o da famosa �La Portada� � extasiante e hipnotizadora. Aquela obra da natureza foi transformada em monumento nacional pelos idos de 1990.

De volta � Rota Nacional 5, retomamos nossa viagem com destino a Cha�aral.

Chegamos em Cha�aral ainda com sol alto e decidimos pernoitar em Bahia Inglesa, pequeno povoado chileno, de frente para o Pac�fico, situado 93 quil�metros mais adiante, muito procurado no ver�o quando os hot�is d�o prefer�ncia para h�spedes que solicitam estada por v�rios dias (temporadas). Embora as di�rias normais sejam de US$ 50,00 em m�dia, o pernoite apenas n�o sai por menos de US$ 122,00 por pessoa.

N�o foi dif�cil para n�s, apesar do cair da tarde, encontrar uma alternativa satisfat�ria.

Rodamos mais ou menos outros 80 quil�metros da mesma Rota Nacional 5 e nos hospedamos muito bem em Copiap�, no Hotel Del Rey, Copayapu, 935, pelo equivalente a R$ 180,00 os quatro, com caf� da manh�.

Para se ter uma id�ia de custo, nesse trecho de deslocamento, pagamos o equivalente a R$ 1,88 pelo litro de diesel e R$ 2,30 para sandu�ches que s�o vendidos na Rede Copec (Oficial) de postos de abastecimento (p�o de forma mais bife a milanesa ou presunto e queijo com tomate).

N�o existem ped�gios na RN 5 at� a chegada de Santiago-CH.

No dia 3 de fevereiro, viajamos em dire��o a Santiago, rodovia em excelente estado.

Foi extremamente agrad�vel apreciar a paisagem do deserto nessa regi�o, cortado pela rodovia, com o horizonte �perder de vista�.

Mais 350 quil�metros aproximadamente e est�vamos dentro de La Serena.

A cidade, n�o muito grande, tamb�m espremida entre grandes eleva��es e as praias do Pac�fico, nos recebeu com um tr�nsito muito confuso e intenso.

A sinaliza��o boa, no entanto, nos permitiu, em pouco tempo, chegarmos ao centro e ao Museu local.

J� sab�amos que um tesouro muito valioso e antigo nos aguardava por ali.

Ap�s pagarmos por uma pequena taxa de conserva��o, aproximada do equivalente a R$ 3,00, ingressamos no imponente pr�dio, que ostentava e ainda mant�m ali um exemplar dos Moais.

Trata-se de um original daquelas figuras esculpidas em pedra, da Ilha da P�scoa, transferido para o Museu de La Serena l� pelos idos de 1951, tendo sido transportado e exposto tamb�m, em 1995, em Mil�o e Barcelona.

Moais em exposi��o

Foi uma emo��o muito grande conhecermos o Moai e as outras antig�idades ali expostas. Tamb�m eram exibidos, permanentemente, v�deos sobre a hist�ria da antiga popula��o daquela regi�o do continente e de seus costumes.

Antes de retormarmos a Rota Nacional 5, no entanto, fizemos um r�pido giro pelo centro comercial da cidade, bastante visitado pelos locais e por turistas de diversos pa�ses. Percebe-se isto pela variedade de l�nguas que voc� ouve.

A partir de La Serena, a Rota Nacional 5 passa a contar com pista dupla, com duas faixas para cada sentido, esgueirando-se por eleva��es e baixadas ao n�vel do mar, cada uma mais bonita que a outra.

Nesse trecho, at� Vi�a del Mar-CH, existem tr�s ped�gios no valor equivalente a R$ 8,16 cada um, tarifa equivalente as praticadas no Brasil. O detalhe � que esse valor � v�lido para ida e volta nas seis horas seguintes, sendo obrigat�rio o retorno pela faixa da extrema direita nas pra�as de ped�gio (mesma posi��o do Sem Parar no Estado de S�o Paulo). Paramos em Vi�a del Mar, encontrando vaga no Hotel Queen Royal II pagando R$ 180,00, com caf� da manh�.

� noite, visitamos a avenida costeira e um dos cassinos ali instalados que, apesar da beleza, n�o se iguala ao Conrad de Punta del Leste (Uruguai).

No dia seguinte, 4 de fevereiro, pela manh�, mais uma vez, tomamos a Rota Nacional 5 com destino a Santiago, Capital Federal do Chile, onde chegamos por volta das 11h, depois de percorrermos cerca de 140 quil�metros, por uma estrada excelente.

Emoldurada pelas cordilheiras

Seguindo indica��es, procuramos logo pelo City Hotel no centro da cidade. Quando a fome bateu, nos dirigimos para o Mercado Central, a poucas quadras do hotel e, ali, no �Donde Augustos�, saboreamos um delicioso c�ngrio � milanesa, com fritas e ovos, que nos custou cada um, o equivalente a R$ 22,00.

Depois, � tarde, seguiram-se visitas � �Plaza de Armas� e ao com�rcio variado ao seu redor, ao �Museo Hist�rico Nacional�, ao �Museo Precolombino� e ao �Pal�cio de la Moneda�, este �ltimo n�o muito interessante.

Ao chegarmos a Santiago j� hav�amos rodado pr�ximo de 5.123 quil�metros, j� deduzido o retorno de Santa Rosa do Tastil-AR a Salta-AR e volta, para substitui��o da tampa do radiador.

Ao cair da tarde, fizemos um passeio de t�xi (muito barato) pelos bairros �Provid�ncia� e �Las Condes�, na parte leste da cidade, beirando os Andes, terminando com uma feliz visita ao Shopping �Alto de las Condes�.

Lojas bonitas e bem arrumadas, com vitrinas muito chamativas pelo bom gosto, ladeavam os espa�osos corredores que, em certos pontos abrigavam quiosques com caf� (geralmente, �gua quente com Nescaf�).

No dia seguinte, n�o muito cedo, por volta das 08h00, seguimos para o �Cerro San Crist�bal�, para um passeio de �funicular� (bondinho que vai do p� do morro at� a sua parte superior).

S�o instala��es muito bem conservadas, com apar�ncia de um castelo medieval, que servem de esta��o para quem deseja acessar ao topo do �Cerro� valendo-se desse trenzinho, assemelhado ao de Mont Serrat, na cidade de Santos.

Vale a pena contar que Santiago est� bem pr�xima, mais ou menos a 100 quil�metros de diversos locais para a pr�tica de esqui no inverno.

O compromisso com o cronograma de viagem nos colocava de volta na Rota Nacional 5, isto por volta do meio dia, com destino a Puerto Montt-CH, segundo objetivo maior da viagem, com passagem por Pucon-CH e pela Ilha Chilo�.

publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP