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25/03/06 00:00 - Economia

Inmetro quer venda de p�o por peso

Instituto de Metrologia prop�e que as padarias deixem de comercializar o produto separadamente, com valor unit�rio

Lucien Luiz
A venda de p�o franc�s pode sofrer altera��es em todo Pa�s neste ano. O Instituto Nacional de Metrologia, Normaliza��o e Qualidade Industrial (Inmetro) prop�e que as padarias comercializem o produto apenas por peso e deixem de vend�-lo separadamente, com pre�o fixado por unidade.

A proposta poder� ser votada pelo consumidor dentro dos pr�ximos 60 dias, no site do Inmetro (www.inmetro.gov.br). O objetivo � evitar perdas para quem compra e tamb�m para quem vende o p�o. Fiscaliza��o feita pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de S�o Paulo (Ipem) nesta semana, na Capital, constatou que na maioria dos estabelecimentos visitados o p�ozinho, que deveria ter 50 gramas, pesava 43 gramas.

Em Bauru, entre as 140 panificadoras existentes, menos de dez, segundo o Sindicato da Panifica��o, comercializam o produto por peso, procedimento feito na frente do cliente. Atualmente, o p�ozinho pode ser vendido pelas duas modalidades, mas o Inmetro permite que cada estabelecimento opte apenas por uma delas.

O consumidor bauruense demonstra prefer�ncia pelo sistema tradicional de compra do p�ozinho, ou seja, a venda unit�ria. O propriet�rio de uma panificadora localizada na avenida Duque de Caxias, Gustavo Lima, comercializa o produto sem a balan�a. Para ele, a modalidade de pesagem � mais justa para o consumidor e para o comerciante. Por�m, seus clientes preferem comprar o p�ozinho por unidade.

�A venda por quilo permite ao consumidor pagar realmente a quantidade que leva. Quando paga mais, leva mais, e quando paga menos, leva menos. Entretanto, minha clientela est� acostumada com p�o grande. Seu eu fizer um p�o pequeno, corro o risco de perd�-la�, comenta Lima.

O empres�rio conta ainda que, nas duas �ltimas fiscaliza��es do Ipem feitas em seu estabelecimento, foi constatado que o p�o franc�s vendido com peso divulgado de 50 gramas pesava, na verdade, 70 gramas na primeira checagem e 63 gramas na segunda.

Lima contabiliza perda de 200 p�es por m�s, devido ao excesso no peso de cada um. Segundo ele, em sua padaria s�o comercializados cerca de 2.500 unidades por dia. Neste estabelecimento, o p�ozinho � vendido a R$ 0,25.

A venda do produto por peso � adotada por uma panificadora situada na rua Rio Branco. O gerente de vendas do estabelecimento, Alexandre Gon�alves M�dolo, diz que aderiu � modalidade h� tr�s anos, a fim de oferecer, principalmente, um produto com mais qualidade.

Ele lembra que, na �poca, a mudan�a gerou insatisfa��o entre os clientes. Atualmente, a clientela est� habituada e n�o aceita a venda unit�ria, comenta.

�De qualquer forma, vender o p�o por peso, na minha opini�o, � a forma mais justa. Vender por unidade s� tem a vantagem do cliente saber exatamente o quanto vai pagar pelo p�o�, observa.

M�dolo vende o produto em sua padaria por R$ 5,00 o quilo. Cada p�ozinho, informa ele, pesa em m�dia 50 gramas e custa R$ 0,25. Diariamente, s�o comercializados no estabelecimento 130 quilos de p�o franc�s. A maioria dos clientes compra quatro p�es por dia, o equivalente a 200 gramas ao custo de R$ 1,00.


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Ipem

Para o chefe de divis�o t�cnica do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) em Bauru, Luiz Ant�nio Brizzi, a pesagem do p�o franc�s � uma alternativa de venda mais justa, tanto para consumidores quanto para as padarias.

�O padeiro pode fazer o p�o maior num dia e menor em outro. Assim como ele pode estar auferindo lucro indevido, tamb�m pode estar tendo preju�zo. Por isso, considero a venda por peso mais justa�, ressalta.

Jos� Guedes, membro da diretoria do Sindicato da Panifica��o em Bauru, discorda de Brizzi. De acordo com ele, essa sistem�tica prejudica o consumidor.

�Com a venda por quilo, quem perde � o consumidor. Por unidade, o cliente ganha, porque o p�o sempre passa um pouquinho dos 50 gramas, peso exigido para o produto. Sem falar que pesar p�o d� muito trabalho, principalmente para calcular os gramas�, justifica.




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