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26/02/06 00:00 - Geral

Bauru pode perder �bonde� da cana

Regi�o � prop�cia para receber usina e investir na produ��o de �lcool e a��car, mas precisa �se mexer�, diz Lima Verde

Giselle Hil�rio
A continuar como est�, Bauru pode perder o �bonde� da cana-de-a��car ou ser �arrastado� para ele sem estrutura adequada. A opini�o � do presidente do Sindicato Rural de Bauru e vice-presidente da Federa��o da Agricultura do Estado de S�o Paulo (Faesp), Maur�cio Lima Verde, que se diz inconformado com o imobilismo do poder p�blico para discutir o assunto num momento em que o Brasil e o Exterior est�o empenhados em tirar o melhor proveito do produto.

O inconformismo, segundo Lima Verde, vem do fato de o assunto ter come�ado a ser discutido h� um ano e meio, quando foi realizada uma reuni�o entre a secret�ria municipal de Agricultura, Maria Eug�nia Gracia, e o presidente da Uni�o da Agroind�stria Canavieira de S�o Paulo (Unica), Eduardo Pereira de Carvalho. �Neste dia, a Unica disse que estaria disposta a nos ajudar, mas precisava de um diagn�stico rural do munic�pio. At� agora, um ano e meio depois, nada foi apresentado�, lamenta.

Lima Verde n�o tem d�vidas de que a cana-de-a��car tem um potencial econ�mico incalcul�vel e Bauru tem todas as condi��es para explor�-lo. Ele lembra que 70% da �rea do munic�pio � rural. Al�m disso, avalia que a cidade tem a log�stica adequada para tirar proveito do �boom� da cana. Ele cita como exemplos as rodovias que cortam ou passam nas proximidades do munic�pio, a hidrovia e a pr�pria ferrovia.

Futuro promissor

Neste ano, de acordo com Lima Verde, 19 novas usinas de a��car e �lcool estar�o funcionando no Estado de S�o Paulo. Isso significa que a demanda por cana vai crescer consideravelmente nos pr�ximos anos. �� um potencial incalcul�vel�, enfatiza.

Uma s�rie de fatores tem influenciado o crescimento do setor. Inegavelmente, o aumento das vendas de carros flex � um deles. Dados da Associa��o Nacional de Ve�culos Automotores (Anfavea) apontam que a participa��o dos modelos bicombust�vel nas vendas internas alcan�ou 72,8% no primeiro m�s de 2006. O n�mero representa alta de 4,2 pontos percentuais em rela��o a dezembro do ano passado. A expectativa � que modelos bicombust�vel alcancem 85% do mercado. Estima-se que a venda desses ve�culos vai elevar o consumo de �lcool em 1 bilh�o de litros em 2006.

Ainda h� a possibilidade de o combust�vel ser adotado no mundo, diante das preocupa��es ambientais e das incertezas em rela��o ao petr�leo. Al�m disso, o a��car nunca esteve com o pre�o t�o bom. � o melhor dos �ltimos 24 anos, segundo Lima Verde. Sem contar o fato de que o Pa�s espera conquistar o fechado mercado da Uni�o Europ�ia com o a��car brasileiro.

Na opini�o de Lima Verde, ao investimento em cana-de-a��car mudaria o perfil do munic�pio, que atualmente n�o tem identidade agr�cola definida. �Estamos perdendo tempo na quest�o da cana. E o assunto precisa ser discutido. N�o d� para achar que s� a gente est� certo em n�o iniciar a discuss�o do assunto e o mundo todo est� errado�, afirma Lima Verde.

Ele ainda diz que, no processo de discuss�o, � necess�rio abordar as quest�es sociais que envolvem a cultura e preju�zos ao meio ambiente. Para Lima Verde, s�o quest�es que devem ser resolvidas a m�dio e longo prazos, levando em conta o desenvolvimento do setor, como a implanta��o da mecaniza��o na colheita, por exemplo.

�Ouro branco�

Desprezado durante anos, o �lcool combust�vel ganhou status de �ouro branco� nos �ltimos tempos. Ao lado do a��car, tem sido uma das maiores apostas econ�micas do Pa�s.

S� neste ano, 19 usinas - que somam investimentos de cerca de US$ 700 milh�es - entrar�o em funcionamento, segundo a Uni�o da Agroind�stria Canavieira de S�o Paulo (Unica). Em cinco anos, a previs�o � de 40 novas usinas.

Na safra deste ano, as usinas ainda n�o estar�o a plena carga, mas v�o acrescentar cerca de 10 milh�es de toneladas de cana-de-a��car ao mercado - suficiente para produzir 800 milh�es de litros de �lcool. O Pa�s ter� de criar mais oferta para atender � demanda do mercado, estimulando a implanta��o de novas usinas e plantio de cana-de-a��car.

Das usinas que entrar�o em funcionamento neste ano, 14 s�o novas e, cinco, unidades antigas reativadas. Onze delas est�o no Estado de S�o Paulo. Uma delas � do Grupo Vir�lcool, em Castilho. Outra empresa que tamb�m inaugura usina neste ano e tem planos para nova unidade � a Clealco. Depois do in�cio de opera��o da filial em Queiroz, a companhia pretende dar andamento ao projeto de nova usina em Rin�polis.

Cerradinho tamb�m vai inaugurar sua usina este ano, com capacidade para 1,8 milh�o de toneladas de cana, em Potirendaba. A empresa estuda a possibilidade de construir nova usina no Interior paulista e na Regi�o Centro-Oeste.

Bill Gates

At� o norte-americano Bill Gates, da Microsoft, segundo mat�ria veiculada pelo jornal �O Estado de S.Paulo�, demonstrou interesse pelo �lcool combust�vel. A convite do grupo Cosan, Gates deve vir ao Brasil para conhecer o processo.




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