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23/02/06 00:00 - Ag�ncias - Brasil

�nibus e educa��o pressionam e levam IPCA-15 a 0,52% em fevereiro

Folhapress
Rio de Janeiro - O reajuste das mensalidades escolares e o aumento nos pre�os das tarifas de �nibus urbanos levaram o �ndice de Pre�os ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) a registrar alta de 0,52% em fevereiro, segundo dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estat�stica (IBGE). Em janeiro, o indicador havia apurado alta de 0,51%.

O principal impacto individual sobre a infla��o de fevereiro veio das mensalidades escolares, que subiram 5,38% e representaram 0,22 ponto percentual da taxa de infla��o. Em raz�o da metodologia adotada pelo IBGE, o �ndice de infla��o s� capta o aumento das mensalidades a partir de fevereiro.

As passagens de �nibus urbanos ficaram, em m�dia, 1,96% mais caras com o aumento em quatro das regi�es pesquisadas: Bras�lia (10,70%), Belo Horizonte (6,32%), Rio de Janeiro (4,44%) e Porto Alegre (2,29%). O �lcool continuou a pressionar a infla��o em fevereiro. O litro do combust�vel ficou 5,76% mais caro com o repasse do aumento praticado pelas distribuidoras. O litro da gasolina, que possui uma parcela de �lcool em sua composi��o, ficou 0,75% mais caro.

Os combust�veis e as passagens de �nibus n�o foram os �nicos itens a pressionar a taxa do grupo transportes (1,22%). O transporte escolar registrou alta de 5,76%. O seguro de ve�culos ficou 3,07% mais caro. O conserto de ve�culos subiu 1,73%. Os servi�os de lubrifica��o e lavagem tiveram alta de 1,30% e os autom�veis novos, de 1,12%.

Os alimentos ajudaram a segurar a taxa de infla��o com defla��o de 0,40%. A queda foi proporcionada pelos pre�os mais baixos de frango (-5,03%) e de carnes (-3,10%), produtos importantes na despesa familiar.

No ano, o IPCA-15 acumula alta de 1,03% e nos �ltimos 12 meses, de 5,47%. O IPCA-15 funciona como uma pr�via do IPCA (�ndice utilizado como refer�ncia para a meta de infla��o e que influencia as taxas de juros). A diferen�a entre os indicadores � a data de coleta de pre�os.




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