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25/01/06 00:00 - Regional

Vendas de avi�es agr�colas caem 50%

Depois de um ano at�pico em 2004, a Neiva de Botucatu reduziu de 70 para 35 o com�rcio de aeronaves no ano passado

Davi Venturino
Botucatu - Depois de passar por um ano at�pico em 2004, quando as vendas de avi�es agr�colas tiveram seu melhor desempenho, a Ind�stria Aeron�utica Neiva, subsidi�ria da Embraer em Botucatu (100 quil�metros de Bauru), amargou uma queda de 50% nas vendas desse tipo de aeronave, no ano passado.

Em 2004, foram vendidas 70 aeronaves do modelo Ipanema mas, segundo a assessoria de imprensa da Embraer, foi um ano excepcional para a agricultura brasileira por causa do aumento nas exporta��es. Conseq�entemente, a ind�stria aeron�utica foi afetada positivamente e registrou um aumento na venda de aeronaves agr�colas.

De acordo com a assessoria da empresa, no ano passado, as vendas voltaram aos n�veis m�dios, foram vendidas 35 unidades do avi�o Ipanema. Se por um lado diminuiu a venda dos avi�es, por outro, a Neiva, com cerca de 1.300 funcion�rios, conseguiu expandir as vendas do kit que converte avi�es a gasolina em avi�es a �lcool.

Mesmo com a diminui��o das vendas de unidades do avi�o Ipanema, no ano passado, a aeronave continua a conquistar os agricultores. O motor do Ipanema passou a funcionar movido a �lcool combust�vel. A vendas dos kits de convers�o contribu�ram para que a empresa mantivesse o bom faturamento em 2005, apesar da queda no n�mero de unidades vendidas.

O pre�o de cada avi�o Ipanema fica em torno de US$ 285 mil, enquanto que cada kit de convers�o custa em m�dia US$ 25 mil. A empresa negociou no ano passado 130 kits de convers�o, que gerou lucro em torno de US$ 3,2 milh�es.

Em outubro de 2004, o avi�o Ipanema, produzido em Botucatu, recebeu certificado do Centro T�cnico Aeroespacial (CTA) por ser o primeiro avi�o do Brasil a voar movido a �lcool combust�vel. Cerca de 95% dos 35 avi�es produzidos no ano passado pela empresa, sa�ram da f�brica movidos ao combust�vel extra�do da cana-de-a��car. O desempenho das aeronaves que funcionam com este combust�vel, de acordo com a empresa, � melhor do que o avi�o movido a gasolina.

Bicombust�vel

Mesmo n�o estando nos planos da Embraer, n�o est� descartada a possibilidade de no futuro a empresa trabalhar com um avi�o agr�cola tipo flex. A assessoria da Embraer informou que � vi�vel a exist�ncia de um avi�o bicombust�vel (�lcool e gasolina), pois a diferen�a entre o litro de gasolina especial para avi�es (em m�dia R$ 5,00) e o litro do �lcool comum (em m�dia R$ 1,60) � muito grande.

O Centro T�cnico Aeroespacial (CTA) de S�o Jos� dos Campos come�ou a fazer estudos com o motor flex, mas, segundo a empresa, � um projeto para o futuro. No ano passado, a Neiva recebeu o �Pr�mio Gerdau Melhores da Terra� na categoria �novidade� por ter contribu�do no campo da inova��o tecnol�gica para o setor a�reo.

A venda de avi�es n�o � a �nica fonte de faturamento da Neiva. Al�m dos kits de convers�o, ela tamb�m produz pe�as para avi�es. No entanto, de uma frota nacional de avi�es agr�colas estimada em 1.200 unidades, cerca de 900 foram produzidas pela subsidi�ria da Embraer em Botucatu.




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