Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
30/12/01 00:00 -

Champanhe para festejar

Champanhe para festejar

Eliane Barbosa
- A bebida de todas as horas, não pode faltar na virada -

A palavra é masculina, mas o champanhe é conhecido como “a mais feminina das bebidas”. O legítimo, tem sêlo francês da região de Champagne, e foi “inventado” por acaso pelo monge Dom Pérignon que “viu estrelas” ao beber.

Há vários tipos de champanhe: brut (seco), demi brut (meio-seco) e doce, uma bebida deliciosa que não pode faltar nas grandes comemorações, como a da virada de 2001 para 2002 será.

Para você não errar na hora de comprar, armazenar e servir, fomos atrás de dicas.

* Como um bom espumante, o champanhe deve ser servido frio, em temperatura entre 6 e 11º C.

* Nunca sirva-o excessivamente gelado, pois estragará o paladar.

* A taça para você servir champanhe é muito importante. O ideal é que seja degustado em uma flauta (flûte) em francês), uma taça alta, estreita, que conserva a perlage (bolhinhas de gás).

* A taça deve ser de cristal, de preferência, ou na falta, de vidro transparente.

* Entre as melhores marcas produzidas na França, na região de Champagne, destaque para a Moet & Chandon Brut Impérial, a Veuve Cliquot, a Taittinger; da cidade de Reims, a Gosset, Krug e a Dom Pérignon.

* O champanhe deve ser colocado, antes de ser servido, em balde de gelo. Providencie um guardanapo de pano e as taças de flûtê.

* A garrafa colocada em balde de gelo e água gelada em 30 minutos atinge a temperatura ideal para ser servida. Nunca coloque a garrafa em freezer ou refrigerador, porque o resfriamento brusco afetará seu aroma e sabor e, em hipótese alguma, gelo nas taças flûte.

* Para abrir, retire a cápsula sobre a rolha e desenrole o filamento de metal que a prende. Com a outra mão, aperte-a contra o gargalo como medida de segurança, porque às vezes a pressão interna da garrafa pode soltar a rolha violentamente. Jamais sacudir a garrafa antes de abrí-la.
Segure-a firmente logo abaixo do gargalo e incline-a a 45º, isso facilitará a abertura da garrafa. Com a outra mão, segurando firmemente a rolha, gire-a no sentido horário (a rolha subirá lentamente). Retire a rolha silenciosamente.

* Para servir, segure a garrafa pela base, incline um pouco a flûte e sirva o champanhe lentamente. Primeiro sirva uma pequena dose (isso evita a formação excessiva de espuma) e logo em seguida complete até dois terços, deixando espaço para o seu aroma ser exalado.

* Segure sempre a flûte pela haste. Nunca segure o bojo pois além de deselegante, a perlage se perderá.

* Antes de saborear seu champanhe, sinta o aroma e incline a taça para verificar as tonalidades do vinho e as pequenas bolhinhas de gás que o tornam único.

* Antes de engolir, deixe o champanhe em sua boca para sentir o sabor da bebida de dupla fermentação que torna as grandes festas especiais.
Salute!

Champanhe com pêssego

7 partes de champanhe
3 partes de suco de pêssego

Bata o suco de pêssego no liqüidificador e passe por um coador fino. Coloque-o numa flûte, acrescente champanhe bem gelado. Mexa e sirva.

Zabaione de champanhe

150 g de açúcar
200 ml de champanhe
6 gemas batidas

Misture o açúcar e a champanhe. Junte as gemas batidas e leve ao fogo em banho-maria, mexendo até ficar um creme fofo. Então tire do fogo, junte uma ou duas colheres de licor de champanhe e sirva o zabaione morno sobre morangos frescos.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP