Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
29/12/01 00:00 -

Editorial

Editorial

Marcelo Ferrazoli
Mais uma vez o governo e a Petrobrás demonstram que falam línguas diferentes quando o assunto é o preço dos combustíveis.

O presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, anunciou recentemente que a abertura das importações dos derivados de petróleo e a adoção de um novo imposto sobre os combustíveis deverão ser revistos. Com isso, a gasolina poderia ficar até 20% mais barata.

O ministro de Minas e Energia, José Jorge, se reuniu com executivos da BR Distribuidora para fazer as estimativas dos novos preços da gasolina. Nas refinarias a previsão é de uma redução de 25%. O óleo diesel deve ficar 8% mais barato na refinaria e 6% nos postos.

Entretanto, na contramão do pensamento do Executivo, o presidente da Petrobrás, Philippe Reichstul, afirmou em entrevista a um jornal que poderá haver aumento no preço da gasolina nos lugares que ficam distantes das refinarias.

Ele considerou que os distribuidores que tiverem que vender derivados de petróleo nesses lugares e não tiverem a opção de importar a preços competitivos, terão de incluir o frete no preço final dos combustíveis.

Diferenças de opiniões à parte, é cada vez mais evidente e urgente que a política setorial tucana mude seu rumo de atuação. Os esforços maiores devem se concentrar para tornar o País ainda mais auto-suficiente em petróelo do que já é atualmente. Isso, além de contribuir para baratear o valor da gasolina nas bombas, poderia gerar mais postos de trabalho. É claro que tal ênfase exige tempo e altos investimentos, mas, principalmente, vontade política.

Além disso, eliminar parte da cadeia de impostos que eleva consideravelmente o preço dos combustíveis é outro ponto fundamental que já deveria ter sido posto em prática. A tão propalada - e adiada - reforma tributária é o caminho.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP