Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
27/12/01 00:00 -

Trilhas, cachoeiras e maresia

Trilhas, cachoeiras e maresia

Redação
São dezenas as praias de Ubatuba, Ilha Bela e São Sebastião. Uma mais bonita que a outra. Algumas escondidas, caso de Picinguaba, em Ubatuba, uma antiga vila de pescadores que merece destaque, mas só deve ser desvendada por quem tem muito pique para enfrentar até nove horas de trilhas íngremes.

Em Picinguaba tudo é praticamente deserto, repleto de mata virgem, fontes de água límpida e muitos caminhos a serem explorados. É um dos núcleos regionais do Parque Estadual da Serra do Mar, localizado em Ubatuba, cidade do Litoral Norte de São Paulo.

A praia de mesmo nome, uma das 24 de Ubatuba, fica de frente para algumas ilhas da região, que podem ser conhecidas a bordo de um dos barcos dos pescadores locais. O núcleo, um dos cinco que compõem o parque estadual, é um paraíso com 48 mil hectares, dos 300 mil da área protegida. É a única porção do parque que atinge o mar - vai da Praia da Almada até a Praia de Camburi, passando pelas das Conchas, da Fazenda, da Vila, das Couves e Brava do Camburi.

O nome Picinguaba vem do tupi-guarani e significa refúgio de peixes. A vila de mesmo nome, habitada por pescadores, surgiu na metade do século 19 e é desde 1983 tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat). Até a década de 30, foi um importante ponto de pesca de tainha.

Como área de preservação permanente, a pequena praia de areia “mole” e “água-espelho”, sem ondas, mantém toda a rusticidade que se espera desses locais - das casas dos pescadores aos barcos e redes de pesca. Para o visitante, a vila reserva trilhas, passeios de barco às ilhas e bares para o agito noturno. Há ainda uma pousada no local, mas as casas de pescadores também fazem as vezes de hospedaria.

Para conhecer o núcleo, a dica é aventurar-se (sempre com o acompanhamento de um guia) por uma de suas trilhas, como a do Corisco, do Cuscuzeiro e da Brava da Almada. Monitores no Núcleo Picinguaba oferecem, de sexta a domingo, passeios para grupos.

A Ilha das Couves fica a pouco mais de 2,5 km da costa. Faz parte do Arquipélago das Couves, que inclui ainda o Ilhote, Ilha Comprida, Ilha da Pesca, Ilha Rapada e Ilha Selinha, além de parcéis. É coberta pela Mata Atlântica e predomina a vegetação de restinga.

Seu litoral é muito utilizado para mergulho, principalmente para iniciantes, pois tem pouca profundidade (de 6 a 13 metros) e possui locais “abrigados”, mais seguros. O fundo rochoso é moradia para budiões, garoupas, arraias, frades e moréias. A Ilha Comprida, mais ao norte, assim como a das Couves, possui bons lugares para se ancorar. Como o nome faz supor, possui forma alongada. No lado oeste (de frente para a Enseada de Picinguaba), há algumas poucas famílias que vivem da pesca artesanal.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP