Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
27/12/01 00:00 -

Equilíbrio administrativo marca seis anos de Fernão

Equilíbrio administrativo marca seis anos de Fernão

Adilson Camargo
Fernão - Pequena, mas atrevida. Assim foi descrita a pacata cidade de Fernão pelo novelista Benedito Rui Barbosa. Com pouco mais de 1,4 mil habitantes, o município que completa hoje seu sexto ano de emancipação político-administrativa, orgulha-se por ter suas contas equilibradas e uma infra-estrutura quase completa.

As palavras do novelista, que nasceu em Gália, foi tão bem aceita pela comunidade que estão gravadas em uma placa no trevo de acesso a Fernão, às margens da rodovia Bauru/Marília, como uma espécie de slogan.

Pouco atrativa aos olhos dos empresários, a cidade vive basicamente de recursos públicos. De todos os municípios paulistas, Fernão figura na décima quarta posição entre os que mais recebe dinheiro dos cofres estadual e federal. A conta leva em consideração a proporção entre o número de habitantes e os recursos recebidos.

Segundo informou o prefeito Adélcio Martins (PSDB), quase a totalidade dos cerca de R$ 2,4 milhões arrecadados anualmente pelo município saem de duas fontes: do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS). Adélcio foi reeleito ano passado com apenas quatro votos de diferença para o segundo colocado.

Na economia local prevalecem as culturas de subsistência. Não há grandes investimentos no setor produtivo, por isso o retorno financeiro para o município não é assim tão representativo. Na ordem de importância, café, laranja, gado, bicho-da-seda e maracujá são as principais riquezas produzidas pela cidade. De acordo com o Censo 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade da população de Fernão vive na zona rural.

“Hoje, a cidade oferece uma qualidade de vida superior a de muitos outros municípios”, regozijou o prefeito Adélcio, referindo-se, especialmente, aos grandes centros urbanos que enfrentam graves problemas com a infra-estrutura básica, como água, luz e esgoto.

“Temos 100% de esgoto tratado. Todas as ruas da cidade estão pavimentadas e estamos partindo para 100% de iluminação pública e fornecimento de água (encanada)”, disse Adélcio. Sem recursos próprios, praticamente todas as obras foram ou estão sendo feitas por meio de convênios firmados com órgãos públicos.

A administração equilibrada do dinheiro proveniente dos convênios e das demais fontes de renda do município mereceu destaque do Conselho Federal de Contabilidade, recentemente. Entre as cidades brasileiras com até 50 mil habitantes, Fernão foi uma das que mais se destacaram no cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal. A cidade ficou em terceiro lugar, em nível nacional e em primeiro no Estado de São Paulo.


Minimaratona


Para comemorar o sexto aniversário de Fernão, o prefeito Adélcio comentou que não há nada especial programado. Segundo ele, era esperada a presença do governador Geraldo Alckmin, mas a visita só deve acontecer no próximo mês.

Entre os destaques da programação de aniversário está a minimaratona de dez quilômetros marcada para a próxima segunda-feira, último dia do ano. Os corredores devem partir de Fernão, percorrer a estrada vicinal que liga a cidade a Gália, e retornar a Fernão pelo bairro CAIC.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP