Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
22/12/01 00:00 -

Felipe, a nova esperança da massa

Felipe, a nova esperança da massa

David Cintra
Piloto de Botucatu vai disputar a temporada 2002 da F-1 pela equipe Sauber e já é considerado uma das maiores promessas da categoria.


Felipe Massa, piloto da Sauber e mais novo representante brasileiro na F-1 está em Botucatu, sua cidade natal, para passar o Natal com a família.

Apesar de ser um novato no badalado mundo da Fórmula 1, Felipe Massa já está com uma agenda de celebridade. Ontem, logo após a entrevista coletiva, concedida na sede da Ciesp-Botucatu, o piloto faria uma sessão de condicionamento físico e a seguir um almoço com o prefeito Antonio Mário Ielo. No final da tarde Massa daria o pontapé inicial numa partida beneficente entre o Comercial de Botucatu e um time de profissionais, que contaria com nomes como Rogério Ceni, Fábio Simplício, Careca, Adriano, Émerson, Edson Pelé e o técnico Nelsinho Baptista, entre outros.

Para muitos, Massa é a grande esperança para o automobilismo brasileiro ter um novo campeão. A carreira do botucatuense é meteórica, ele ganhou tudo que disputou desde 1999. O próprio piloto admite que não esperava chegar à F-1 tão cedo - tem ainda 20 anos. Seu plano para 2002 era disputar mais uma temporada pela F-3000 Européia, pela qual foi campeão no ano passado, com expressivas seis vitórias em oito corridas. No máximo, ele esperava conseguir uma vaga como piloto de testes na categoria maior do automobilismo mundial.

No automobilismo desde os nove anos, quando se iniciou no kart, Felipe Massa tem um currículo excepcional. No kart foi campeão da I Copa Parrilla Júnior (1994) e das 500 Milhas da Granja Viana (1997). Em 1998, ingressou na Fórmula Chevrolet, venceu a etapa de São Paulo, com pole position e terminou em quinto lugar no campeonato. Em 2000 conquistou o título da categoria com três vitórias, duas poles e uma melhor volta. Em 2000, correu pela Fórmula Renault, foi campeão italiano, com cinco vitórias, e europeu com mais três vitórias, seis poles e seis melhores voltas. Mas foi neste ano que Felipe realmente mostrou ao mundo seu talento, ao vencer seis das oito etapas da F-3000 Européia.

O todo poderoso da equipe Sauber, Peter Sauber, se impressionou tanto com Massa que não teve dúvidas em convidá-lo para substituir o finlandês Kimi Räikkönen, contratado pela McLaren para substituir Mika Hakkinen. Massa não hesitou em aceitar. O brasileiro terá como companheiro de equipe o alemão Nick Heidfeld.

NOVO SENNA - Em 2001, a Sauber realizou sua melhor temporada, ao ficar em quarto lugar no Mundial de Construtores, atrás apenas das grandes Ferrari, Willians e McLaren. Somados, o currículo de Massa e a evolução da equipe formam um quadro promissor. Tanto que Massa tem sido bastante assediado pela imprensa e já se houve muito falar que ele seria um "novo Senna".

"Esta história de novo Senna não existe. O Senna foi o Senna, o Rubinho é o Rubinho, o Schumacher é o Scumacher e eu vou fazer tudo para ser o Felipe Massa. O brasileiro cobra mesmo e é normal porque tivemos excelentes títulos na F-1, com o Fittipaldi, o Piquet e o Senna. A única pressão que eu tenho sou eu mesmo que faço. Eu cobro bastante de mim mesmo", revela.

FERRARISTA - O quarto lugar da Sauber em 2001, para alguns críticos, teve muita colaboração dos poucos investimentos de outras equipes como Jordan, BAR, Arrows e Jaguar. Para a próxima temporada, estas e outras equipes prometem investir muito mais, o que poderia deixar a Sauber menos competitiva. "O ano que vem, com certeza, vai ser mais difícil. Mas eu acredito que a Sauber tem um bom carro, competitivo como o deste ano, mas mesmo assim a gente vai ter que trabalhar muito. A gente tem o motor da Ferrari que foi campeão este ano, mas com certeza vai melhorar um pouco, o chassis também. Mas ainda é um pouco cedo para dizer, porque temos que esperar todas as equipes, temos que começar os treinos para termos a noção de que lugar a gente vai disputar o campeonato. Mas eu acredito que a Sauber melhore bastante e tenha um excelente ano, como foi este", diz entre cauteloso e otimista.

Massa não esconde de ninguém que é ferrarista "desde criancinha" e que seu ídolo no esporte é o atual campeão da categoria. "Quando o Senna morreu eu tinha doze anos. Eu acompanhei a carreira do Schumacher de perto. Ele é o meu ídolo, ele é o melhor piloto do mundo e tudo que ele faz eu estou olhando", conta. No entanto, Massa não esconde seu respeito por Senna. "Ele é um piloto que está no coração de todos os brasileiros. Quando ele morreu eu chorei. Ele é um ídolo que vai ficar dentro de todas as pessoas".

PÉS NO CHÃO - Mesmo com as boas perspectivas para a temporada, Felipe mostra que tem os pés no chão. Sabe que pode ir longe, mas prefere a cautela. "Este primeiro ano com certeza vai ser de aprendizado, vou ter que me adaptar ao carro e à equipe. Eu só fiz dois treinos na F-1. Mas estar na Sauber é um ponto positivo, não é uma equipe grande onde tem toda a pressão de ter que andar na frente, mas também não é uma equipe pequena onde você não tem resultado", afirma. Na verdade, Felipe foi muito bem nos testes e impressionou bastante Peter Sauber.

A julgar pelas declarações de Massa, ele ainda não pensa em ganhar corridas. "No início, tudo o que eu quero é acabar as primeiras corridas. Chegar até o fim é importante e tentar lutar por pontos. Eu vou trabalhar para isto, ir atrás dos pontos e aprender". Sobre os rumores de que teria uma opção de contrato assinado com a Ferrari, o piloto botucatuense desmente. "Eu não tenho nenhum tipo de contrato com a Ferrari. A Sauber usa motores Ferrari e isto ajuda bastante. Existem umas cinco pessoas da Ferrari que trabalham na Sauber, mas eu não tive nenhum contato com a equipe", afirma.

Felipe Massa é um piloto de estilo arrojado. Diz que prefere errar a ficar frustrado por não tentar. Assim a torcida pode esperar um piloto corajoso nas pistas, daqueles que partem para cima e não ficam aguardando para ver o que dá. Massa diz também que gosta de correr com chuva. "Se estiver chovendo, as condiçõres são mais iguais em relação às outras equipes".

Os primeiros treinos de Massa para a temporada 2002 da F-1 já estão marcados. Em 8 de janeiro, o brasileiro dá início a três dias de treinamentos em Barcelona, na Espanha. O novo carro da Sauber será apresentado no dia 25 de janeiro. "Eu já fiz o banco do carro no modelo novo. Mas tem só o chassis, ainda não está montado. O chassis praticamente será uma evolução do modelo de 2001 até porque foi uma excelente temporada. O motor é o da Ferrari deste ano e tem mais umas coisas que eles estão evoluindo. Os engenheiros estão bastante contentes com o carro. Eu acho que temos de esperar os treinos para ver, mas se eles estão satisfeitos já é um bom começo", analisa.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP