Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
20/12/01 00:00 -

Em três dias, 17 armas são entregues

Em três dias, 17 armas são entregues

Rita de C. Cornélio
A Semana do Desarmamento, organizada pela OAB e polícias Civil e Militar, segue até sábado. Idosos lideram na entrega.


A Semana de Desarmamento, organizada pela Subseção Bauru da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e polícias Civil e Militar, arrecadou 17 armas em três dias. O 3.º Distrito Policial, área que abrange o Centro da cidade e a Zona Sul, foi o que mais arrecadou armas, juntamente com a Delegacia Seccional.

A campanha começou na segunda-feira e prossegue até sábado. A delegacia móvel da Polícia Civil está instalada na Praça Rui Barbosa arrecadando armas que a população queira se desfazer. De acordo com informações da Delegacia Seccional de Bauru, que acompanha os números de armas entregues pela população, o 1.º Distrito Policial arrecadou uma arma, assim como o 2.º Distrito Policial.

O 3.º recolheu cinco armas. Na OAB foram entregues três armas e na Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) mais uma. A Delegacia Seccional de polícia arrecadou cinco armas.

As armas arrecadadas durante a campanha serão destruídas. O objetivo da campanha é fazer com que a população entregue a arma de fogo que mantenha em casa, evitando que ela seja furtada e acabe nas mãos de marginais.

Ontem, um idoso, que preferiu não ser identificado, fez a entrega de uma garrucha na Delegacia Seccional. Ele disse que estava entregando a garrucha para evitar cometer um crime. O aposentado contou que o muro de sua casa vem sendo pichado constantemente e ele já está perdendo a paciência.

Com a arma em casa, ele poderia tomar uma decisão drástica e até matar o pichador, na hora que fica nervoso. Por isso, o idoso optou por entregar a arma. O delegado titular do 3.º DP, Marcelo Nagib Haddad, disse que está surpreso com o resultado da campanha na áreas central e Sul da cidade.

“Nós divulgamos a campanha nesta área, mas acredito que o pessoal está se conscientizando que uma arma em casa é um chamariz para o ladrão, além de oferecer o perigo de um acidente doméstico”, disse. O delegado ressalta que estão sendo entregues armas que há muito tempo vinham sendo guardadas. “Uma parte dessas armas é antiga e estava guardada. Com a divulgação da campanha, as pessoas optam pela entrega.”

Segundo ele, os moradores idosos são os que mais estão entregando armas. “Alguns acionaram a Polícia Miliar e fizeram a entrega da arma para evitar sair às ruas armados. A viatura arrecadou a arma e retornou com uma via do recebimento”, contou. Ontem à tarde, uma moradora do Jardim Cruzeiro do Sul acionou a Polícia Militar e entregou um revólver calibre 32 antigo.


Serviço

A delegacia móvel da Polícia Civil está instalada na Praça Rui Barbosa, até sábado, para facilitar o acesso das pessoas que querem entregar armas. No local, há plantão de policiais para receber as armas.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP