Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
20/12/01 00:00 -

Em confiança

Em confiança

Leonardo de Brito
• CALENDÁRIO

O calendário do futebol brasileiro para o próximo ano, para “variar”, será duro e longo. A Copa do Brasil terá 64 clubes, sendo 28 da Primeira Divisão - à exceção de Atlético-PR, Grêmio, São Caetano e Flamengo, que disputarão a Libertadores -, e 28 da Segunda. As demais vagas serão preenchidas por clubes que não disputaram as suas séries, mas foram campeões em seus respectivos Estados. A Copa do Brasil tem início previsto para o dia 6 de fevereiro. Os campeonatos regionais, ou as Ligas, terão início no dia 19 ou 20 de janeiro, dependendo da região. O Campeonato Regional do Norte - como ficou batizada a Liga do Norte - terá oito clubes, sendo Paysandu-PA, Moto Clube-MA, Rio Negro-AM, Atlético-RO, Independente-AM, Ríver-PI, Vasco-AC e Ji-Paraná-RO. A Copa Centro-Oeste contará com oito clubes: Goiás, Vila Nova-GO, Palmas-TO, Gama, Brasiliense, Juventude-MT e Operário-MS, além de Serra-ES - o representante capixaba seria o Alegrense, atual campeão, mas a diretoria do clube argumentou não ter como se sustentar na competição. Já o Campeonato do Nordeste contará com Sport, Santa Cruz, Náutico, Bahia, Vitória, Fluminense-BA, Ceará, Fortaleza, CRB-AL, CSA-AL, Botafogo-PB, Treze-PB, ABC-RN, América-RN, Confiança-SE e Sergipe.


• O ADIAMENTO

O estado de sítio decretado pelo governo argentino, em decorrência do caos político e econômico em que se encontra o país, foi o motivo do adiamento da partida entre San Lorenzo e Flamengo, pela decisão da Copa Mercosul. Comentava-se ontem, que o jogo poderia ser realizado hoje à tarde, em Buenos Aires, ou amanhã à noite, em Montevidéu. Mas o Flamengo não concordaria com nenhuma dessas propostas. Por sinal, como anda matando cachorro à grito, o Rubro-Negro está mais interessado na grana do que no título. O superintendente de futebol, Walter Srour, disse que o Flamengo iria propor ao San Lorenzo que os dois times fossem proclamados campeões, com a divisão do prêmio de três milhões de dólares.

• VOLTA POR CIMA

Eurico Miranda pode até ter seu mandato de deputado cassado, além de enfrentar processos na Justiça comum. Mas de outro lado, começou a dar a volta por cima no Vasco. O presidente do clube acertou em Miami um contrato de parceria com o grupo mexicano Nueva Media; anunciou que Vasco renovará com Romário e fará grandes contratações. E hoje, os conselheiros se reunirão para aprovar o orçamento do clube para 2002.

• COMEMORAÇÃO

O Atlético Mineiro está comemorando 30 anos da conquista do Campeonato Brasileiro, o primeiro e único na história do clube. Na final, em dezembro de 1971, o Galo venceu o Botafogo por 1 a 0, gol de Dadá, e fez a festa no Maracanã.

• SOU MAIS RAUL

A escolha de Luís Figo e Michael Owen, pela Fifa e imprensa francesa, respectivamente, como melhores jogadores de 2001, causou uma certa indignação entre técnicos, jogadores e jornalistas do futebol espanhol. A grande maioria não se conformou com a ausência do atacante Raúl, do Real Madrid, entre os vencedores das premiações deste ano. Figo e Owen são realmente supercraques, mas sou mais Raul. Aliás, acho o artilheiro do Campeonato Espanhol e da Liga de Campeões da Europa, melhor também do que Zidane e Rivaldo.

• PROCURA-SE TÉCNICO

Carlos Alberto Parreira iniciou ontem um cruzeiro, após reunião com o vice-presidente de futebol do Corinthians, Antonio Roque Citadini. O Alvinegro continua em busca de um técnico para a temporada 2002.

• ATRAÇÕES

Ricardo Hiratuka quer saber quais as atrações do jogo de férias no BAC, dia 23. Pois não: Marcos (Palmeiras), Émerson (São Paulo) e Donizete (Vasco) entre outros. Nesta edição estamos focalizando esse jogo. Quanto a escolinha do Ademir da Guia, não sei onde funcionará e a partir de quando. Parece, repito, parece que o Divino chegará a Bauru dia 3.

• TIMAÇO

Além de Vaguinho, o Noroeste terá o zagueiro Alex (São José), o meia Fabrício (Bandeirante) e outros bons reforços. Rodrigo Mandaliti, vice de Futebol e filho do presidente Valdmir, garante que o Norusca montará um timaço para ganhar o título da Série A-3 do próximo ano. Além da zaga, Vaguinho vai muito bem como ala e volante.

• PERTO DO FIM

A situação da Prost está cada vez mais difícil. Endividada, a escuderia entrou em concordata há quase um mês e corre o risco de não disputar a próxima temporada. A data-limite para que a equipe encontre um novo patrocinador é 15 de janeiro. Caso contrário, o Tribunal de Versalhes, que cuida do caso, decretará a falência do time de Alain Prost. A temporada 2002 da Fórmula 1 começa no dia 3 de março.

• MEMÓRIA

Campeonato Paulista de 1992: Noroeste 1 x Santos 0, em Bauru, gol de Cláudio. Árbitro: Ulisses Tavares da Silva. Público pagante: 9.558. Noroeste: Sílvio Roberto; Jorge Rauli, Campagnollo, Monteiro e Baroninho; Cláudio, Luís Cláudio e Marquinhos Yamamoto (Júlio César); Robert (Luís Henrique), Marco Aurélio e Vaguinho. Santos: Sérgio; Índio, Júnior, Luís Carlos e Flavinho; Axel, Edu e Marcelo Passos; Almir (Cilinho), Guga e Ranielli (Edmar).

• BOAS FESTAS

Recebo e agradeço os cartões de boas festas dos seguintes amigos: Wanderley “Tico” Cassola, grande esportista de Garça, dos colegas de trabalho Luciano Dias Pires (jornalista e historiador) e César Savi (jornalista, assessor de imprensa da Luso-Brasileira), do ex-jogador Oclamir (Oclamir Promoções e Eventos), Instituição Toledo de Ensino, do corintiano e grande incentivador do golfe Edson Takao Koaro (da Nippon Tour, primeiro mundo em matéria de turismo) e do amigo de fé Eurydes Milagre de Oliveira, presidente da Liga Bauruense de Futebol Amador. Entro em férias. Feliz Natal e ótimo 2002 a todos. Até 20 de janeiro.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP