Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
02/12/01 00:00 -

ADVENTO E NATAL 2001

ADVENTO E NATAL 2001

Frei Lourenço M. Papin
Seguindo o calendário lunar e tendo como ponto de referência a data móvel da Páscoa, a Igreja inicia neste Domingo, dia 02 de dezembro, o seu novo Ano Litúrgico. Nele se celebra toda a realidade do Mistério de Cristo e de sua Igreja. Chama-se Advento o tempo que vai de hoje ao dia 24 de dezembro, como preparação espiritual para a Festa do Natal do Senhor.

Celebraremos, pois, o primeiro Advento e o primeiro Natal do novo milênio. Assim resumimos o espírito do Advento: tempo favorável (“kairós”, palavra grega usada por São Paulo) da benevolência amorosa de Deus que se encarnou e se tornou o Deus-conosco; tempo favorável de conversão e perdão, de maior exigência de amor e fraternidade, de solidariedade e justiça; tempo favorável de bênçãos e graças, copiosas como nossas chuvas de verão.

O Advento a todos conclama para a construção de um tempo novo, de melhores dias para a humanidade. É tempo de esperança, fundamentada no Cristo Senhor, no Espírito e na Palavra de Deus, na força do Reino, na presença atuante dos cristãos como “sal da terra e luz do mundo”. Da esperança devemos ser portadores e arautos neste mundo marcado por tanto pessimismo e desencanto. Cristo encarnado torna-se a esperança personificada, sustentáculo de nossas esperanças. Da esperança brota o otimismo e a certeza de que o mundo pode ser melhor, mais humano, mais fraternal e justo. Não é possível a vida sem a esperança. “E a verdadeira esperança não decepciona”, assevera o apóstolo Paulo.

O Advento vem despertar nossa tão frágil memória. O Senhor do tempo e da história dignou-se tornar criatura como nós. Assumiu a nossa natureza humana, identificando-se conosco em tudo, exceto no pecado. “E o Verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós”, afirma emocionado São João no prólogo de seu evangelho. Pelo Natal o Senhor entrou na história da humanidade, na história de cada um de nós.

Ele se tornou nosso Irmão-Deus, como o mais forte e sublime apelo à fraternidade universal. Nosso Irmão-Deus, companheiro de jornada e de caminhada. Certamente algo inaudito aconteceu há dois mil anos!

O Advento e o Natal nos convidam a abrir as portas de nossos corações e de nossas vidas para o Senhor e para os irmãos, sem distinção, sem discriminação, com muito amor. Não podemos ficar indiferentes e alheios diante de tudo isso: seria perder o trem da história, o trem da Graça que, todos os anos, está passando na estação de nossa vida. Esse trem só voltará no próximo ano! (Frei Lourenço M. Papin)




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP