Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
02/12/01 00:00 -

COVARDIA DO ANONIMATO

COVARDIA DO ANONIMATO

Susan Lopes
Pois é. Dia 28 fui surpreendida por uma fiscal do CCZ (Centro de Controle de Zoonozes), dizendo que foi feita uma denúncia de falta de higiene do meu quintal, por um vizinho meu (que pediu para não se identificar). Sem receio, pois quem não deve não teme, a vistoria foi feita e nada foi constatado (claro, o que mais pode se esperar de uma denúncia anônima?). Agora, eu sei os motivos: acontece que de uns tempos para cá muitos gatos estão sendo abandonados dentro do meu quintal. Na vizinhança também há muitos gatos (inclusive de vizinhos meus). Desde que meu avô era vivo, há mais de 11 anos atrás, minha família deixava comida fresca à disposição desses animais, cuidava dos doentes e procurava um dono, se possível. Mas de uns tempos para cá, pessoas dispostas a parar de olhar para o umbigo e se solidarizar com os problemas da sociedade simplesmente desapareceram. Sim, por que animais abandonados são um problema social. Há uma centenas de anos nós os retiramos da natureza para conterem as pragas. E ao procurar o CCZ, fui informada por uma funcionária que não seria possível me falar quem fez semelhante denuncia. E mais, por sugestão da mesma funcionária, fui instruída a da próxima vez em que um animal for abandonado, doente, sujo e esfomeado no meu quinta, ao invés de cuidar, dar remédio, e comida, e que eu o abandone na casa do meu vizinho.

Legal, né? Mas claro que isso é um absurdo, por isso procurei o superior dela, (ótimo profissional, diga-se de passagem) que me informou que a denúncia era improcedente e que não há lei que me proíba de ter animais, desde que em condições de higiene. E quanto a isso não há mais o que discutir. Mas, mudando de assunto, o que não entendo é o motivo para os gatinhos incomodarem tanto essa pessoa. Afinal, meu terreno é grande, tenho muitos vizinhos e só este se incomodou... Por que será? Talvez não goste da minha cara ou meu carro estacionado incomode... Sei lá o que se passa na cabeça de um ser egoísta desses. Mas uma coisa é certa, antes de outra denúncia, me procure. Vamos resolver como gente decente. Não vou te fazer mal. A inquisição acabou há décadas e o tempo em que se queimava bruxas e seus gatos também. Aliás, hoje foi esclarecido que a peste que assolou a Europa se deu devido ao extermínio dos gatos.

Os animais peçonhentos se proliferaram. Todos sabem que gatos adoram caçar. Caro vizinho, já pensou que talvez sua casa tenha habitantes que atraem os felinos? Ratos, baratas... Acho difícil, pois os meus são alimentados, não procuram comida na casa dos outros. Ou talvez seja o contrário, pois os gatos acabam com todos, protegendo sua família?

Antes de encerrar, mais uma coisa: Assim como respeitamos os profissionais que recolhem o lixo das ruas,pois alguém tem que fazer isso, outro alguém tem que cuidar daquele animal que você se recusou a cuidar, pois se achou bom demais para isso. Procure uma entidade de proteção aos animais e você verá. E só mais uma coisa: Tenha coragem, apareça. Pode deixar que eu não vou te transformar em um sapo... (Susan Lopes -RG: 30.954.412-9)




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP