Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
02/12/01 00:00 -

Cabeceira charmosa

Cabeceira charmosa

Eliane Barbosa
- O quarto de dormir merece atenção especial. Personalize a cabeceira de sua cama, seguindo os passos da revista “Boa Idéia! -


Hoje é comum a compra dos colchões americanos, altos, amplos, macios, com mola e revestimento especial em espuma. Como dispensam o uso de cama, por terem sua própria estrutura, o ideal é que você compre a cabeceira em lojas de decoração, mande fazer ou faça seu modelo exclusivo para sonhar com os anjinhos.

Se você tem habilidade com cola, serra e pregos, a dica de hoje, pincelada da revista Boa Idéia! da Editora Nova Cultural, é de uma cabeceira bem romântica, com aplicação de papel de parede florido.


Providencie:

Uma tábua de compensado ou de MDF de 15 mm de espessura (padrão), serrada nas medidas indicadas para a sua cabeceira

Papel de parede para a cabeceira e revestimento para a moldura de suporte

Primer para o revestimento da cabeceira e adesivo para a borda

Moldura de madeira em L com 1 1/8"(2,8 cm) de largura para o contorno de suporte

Molduras decorativas, opcional (guarnições)

Pregos sem cabeça de 7/8" (2,2 cm)

Martelo

Serrote, gabarito de esquadria (45º) e guia para serrar

Para a moldura, tinta ou tintura e massa para madeira, tipo F12, na cor desejada

Cola para madeira

Cola de contato

Lixa fina

Alças grandes, triangulares, para pendurar quadros

2 cotovelos (suportes para fixação) de 1 1/2" x 3/4" (3,8 x 2cm)

1-Aplique na tábua o primer para revestimento. Deixe secar, pinte ou tinja o lado de trás da tábua.

2- Prepare o revestimento usando a cola de contato nas bordas. Aplique-o na tábua e aparece as bordas rente às bordas da tábua.
Coloque a moldura de suporte na borda do alto da cabeceira. Marque a lápis a borda interna da moldura. Repita com as partes laterais.Aplique o adesivo nas bordas do revestimento e fixe nas bordas do alto e das laterais, com o revestimento ultrapassando as linhas de marcação em 3 mm. Chanfre os cantos.

3-Chanfre a ponta superior das molduras laterais em 45º. A parte serrada deve ultrapassar a borda. Chanfre uma das pontas das molduras superioe inferior, com a parte serrada ultrapassando a borda.

4- Encaixe as tiras da moldura superior e lateral. Marque a lápis o ângulo de corte acompanhando a ponta superior lateral já serrada. Serre na linha marcada.

5- Reposicione as peças da moldura. Marque o comprimento final e o ângulo de corte para cada peça lateral. Serre a moldura nas linhas marcadas.

6- Posicione a peça inferior da moldura, ajustando os cantos chanfrados. Marque o comprimento final e o ângulo de corte. Chanfre o canto. Recoloque a moldura, se necessário lixando os cantos para um ajuste perfeito.

7- Pinte ou tinja a moldura como preferir. Aplique gotas de cola na moldura e fixe-a na cabeceira. Fixe as extremidades dos cantos chanfrados com cola. Prenda a moldura na cabeceira com pregos sem cabeça. Abra os furos com broca de 4mm.

8- Aprofunde os pregos. Encha os furos com massa combinando com a tintura ou retoque com tinta.

9- Fixe de duas a quatro alças triangulares no lado de trás da cabeceira, com a parte reta voltada para baixo. Se possível, ajuste as alças com a colocação dos pinos de suporte da parede.

10- Prenda os cotovelos na borda inferior da cabeceira, próximo de cada ponta. Pendure a cabeceira na parede pelas alças. Fixe os cotovelos na parede. Use pinos flexíveis (tipo arruelas) se os cotovelos não se ajustarem totalmente aos pinos da parede.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP