Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
30/11/01 00:00 -

Purini vai disputar a Câmara Federal

Purini vai disputar a Câmara Federal

Gilmar Dias
Depois de cumprir cinco mandatos na Assembléia Legislativa, ex-deputado estadual quer representar Bauru em Brasília.


O ex-deputado estadual Roberto Purini (PV) anunciou, ontem, que vai disputar a Câmara Federal nas eleições do ano que vem. Ele tomou a decisão depois de avaliar com dirigentes do PV que há boas chances de ser eleito à Câmara dos Deputados, onde Bauru não conta com representantes desde 1998.

As especulações de que seu filho, vereador Renato Purini (PV), poderia dobrar candidatura, caso sua opção fosse por Brasília, se confirmaram. Segundo o ex-deputado, se depender de sua vontade Renato vai disputar uma vaga à Assembléia Legislativa.

Se isso ocorrer, pela primeira vez na história política de Bauru pai e filho formam dobradinha para disputar mandatos legislativos em instâncias diferentes. “As pessoas reagiram bem quando dissemos dessa possibilidade”, comentou o ex-parlamentar.

Ele garante que a opção não foi decidida baseada em cálculos de votação ou conjunturas políticas. “Não sou calculista. No PMDB, sempre tive votações para ser eleito deputado federal. Cheguei a somar mais de 60 mil em duas ocasiões, o que daria para ser eleito deputado federal com tranqüilidade”, conta.

Embora Purini afirme que a decisão de disputar Brasília em 2002 não esteja revestida de cálculos matemáticos, é lógico que foi feita uma avaliação das candidaturas do PV a deputado federal por São Paulo.

Na eleição do ano que vem, o partido vai contar com pelo menos dois candidatos a deputados estaduais bons de voto, o que poderia inviabillizar os planos de Purini. A princípio, calcula-se que o PV não eleja mais do que dois parlamentares à Assembléia, o que colocaria em risco a candidatura do ex-deputado.

Já na disputa à Câmara Federal, o cenário que se desenha dentro do PV é mais tranqüilo, o que poderá favorecer Purini. Até onde se sabe, a legenda tem poucos candidatos bons de votos, que na somatória dos demais poderá eleger pelo menos um deputado federal.

A decisão do ex-parlamentar estadual agradou seu filho. Renato diz que ficou satisfeito com a decisão do pai. “Será uma alegria poder estar junto com ele nessa campanha. Com certeza, pai e filho vão caminhar na mesma direção.” O vereador analisa que o ex-deputado tem chances reais de se eleger. “Vamos trabalhar juntos para isso.”


Opção certa


O secretário-geral da executiva nacional do PV, o bauruense Cláudio Turtelli - responsável pela filiação dos Purini -, avalia que o ex-deputado estadual tomou a decisão certa. Ele diz que, desde o momento da filiação ao PV, deixou Purini à vontade para decidir se disputaria a Assembléia ou a Câmara Federal. O currículo e a história política do ex-parlamentar garantiram a ele essa prerrogativa.

Nos bastidores, porém, Turtelli mostrou quadros, fez contas, conjecturou para convencer Roberto Purini da viabilidade de sua candidatura a Brasília. Saiu vencedor nessa articulação. Segundo ele, o PV deve eleger deputados federais a partir da somatória de 45 mil votos.

Animado com a perspectiva política da legenda, o verde estima que serão eleitos entre dois a quatro parlamentares federais por São Paulo. Para a Assembléia Legislativa, a expectativa é de que pelo menos três candidatos conquistem o Palácio IX de Julho.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP