Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
25/11/01 00:00 -

Jaú se mobiliza no combate ao câncer

Jaú se mobiliza no combate ao câncer

Redação
Setores variados da comunidade estão empenhados para conscientizar população sobre a importância da prevenção

Jaú - Uma cidade vestindo uma idéia: assim será o Dia Nacional de Combate ao Câncer, na próxima terça-feira (27), em Jaú, quando mais de cinco mil pessoas estarão usando a camiseta alusiva à prevenção do câncer do colo do útero nos mais diferentes lugares.

Funcionários das agências bancárias, das lojas e supermercados, professores das redes municipal e estadual de ensino e de alguns estabelecimentos particulares, entre os quais as Faculdades Integradas de Jaú, além dos funcionários dos Hospitais Amaral Carvalho e Tereza

Perlatti, vão estampar no peito a campanha que salva inúmeras vidas todos os anos.

A iniciativa foi do Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico (Propac) do Hospital Amaral Carvalho (HAC) de Jaú, com o apoio do Fundo Social de Solidariedade do Município de Jaú.

Também foi realizado um trabalho de orientação aos professores para multiplicar entre os alunos as informações sobre a prevenção do câncer do colo de útero.

Solenidade


Com apoio das Secretarias Municipal e Estadual da Saúde e do Ministério da Saúde, a médica Lenira Maria Queiroz Mauad, coordenadora do Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico do HAC, abrirá as comemorações do Dia Nacional de Combate ao Câncer no dia 27, às 9 horas, na Câmara Municipal de Jaú.

Ela apresentará um balanço do programa de prevenção iniciado em 1.994 pelo Hospital Amaral Carvalho e expandido em 1.996 para a Rede Básica de Saúde, onde as mulheres têm acesso gratuito ao exame de Papanicolaou.

Números

Em 2000, o programa realizou 8.383 exames em mulheres residentes em Jaú, sendo 1.884 coletas na rede básica, 3.968 no posto fixo no Hospital Amaral Carvalho e 2.531 nos postos itinerantes (bairros e zona rural). De 1994 a 2000, o posto do HAC registrou 27.174 exames em mulheres de Jaú e de outras regiões.

Para dar suporte ao programa, foi criado o Ambulatório de Patologia Cervical, equipado com colposcópio e dois aparelhos para cirurgia de alta freqüência, onde trabalham três médicos ginecologistas com habilitação em colposcopia, para atendimento de pacientes que apresentam exames alterados. As que precisam de intervenção cirúrgica, tratamento quimioterápico ou radioterápico, são atendidas no próprio hospital.

Formação de Recursos Humanos

Já foram treinadas para coleta de exame de Papanicolaou, 74 enfermeiras e técnicas de enfermagem de 23 municípios da micro-região de Jaú e de outros municípios da DIR X, numa parceria com a Secretaria Estadual da Saúde.

Além disso, o Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico foi contemplado com uma verba do Reforsus no “Projeto Experiêrncias Inovadoras do SUS” , e inicia em 24 de novembro o treinamento de equipes de enfermagem, voluntárias e agentes comunitários para ações de divulgação em programas de prevenção criando agentes multiplicadores e intensificando a busca ativa junto à população.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP