Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
24/11/01 00:00 -

Ato repudia a demissão de grávidas

Ato repudia a demissão de grávidas

Ieda Rodrigues
O Comitê em Defesa da Mulher Trabalhadora vai fazer ato de protesto hoje contra projeto de lei que legaliza a demissão.


O Comitê em Defesa da Mulher Trabalhadora de Bauru, com apoio de sindicatos, entidades de classe e associações de moradores, vai fazer um ato público hoje, às 10 horas, na Praça Rui Barbosa, em repúdio ao projeto de lei que legaliza a demissão de mulheres grávidas. O projeto, de autoria do senador Luiz Pontes (PSDB), está tramitando na Câmara dos Deputados.

Para os organizadores do ato, os direito à licença maternidade e a estabilidade da trabalhadora gestante estarão ameaçados caso o projeto de lei, que proprõe alteração no artigo 393 da Confederação das Leis Trabalhistas (CLT), seja aprovado. Atualmente, a Constituição Federal veda a dispensa arbitrária ou sem justa causa da empregada gestante, desde a confirmação da gravidez, até cinco meses após o parto.

Se o projeto de lei for aprovado, o período de licença maternidade e estabilidade de emprego da mulher gestante serão definidos por patrões e empregados. No entender do Comitê em Defesa da Mulher Trabalhadora, se o projeto virar lei, os patrões vão demitir livremente a trabalhadora gestante.

O Comitê em Defesa da Mulher Trabalhadora foi lançado em Bauru no início do mês passado e está propondo ações, além do ato de hoje, para garantir os direitos adquiridos. Uma dessas ações é a realização de campanha junto às câmaras e prefeituras para a elaboração de moções ao Congresso Nacional pedindo a rejeição do projeto de lei.

Outra atividade é a coleta de assinaturas em um documento para manifestar o repúdio da sociedade ao projeto de lei. Durante o ato de hoje, na Praça Rui Barbosa, para o qual está sendo convidada toda a população, serão distribuídas cartilhas explicativas sobre o projeto de lei. Em Bauru, são signatários das ações o Conselho da Condição Feminina diversos sindicatos ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT), entidades estudantis, de bairro, partidos políticos, entre outros.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP