Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
19/11/01 00:00 -

Judiciário retoma as atividades hoje

Judiciário retoma as atividades hoje

Patrícia Zamboni
Após 80 dias de greve, funcionários têm muito trabalho acumulado. Nos próximos 15 dias eles vão estender jornada.


Depois de 80 dias de greve por reajuste salarial, os funcionários do Fórum Estadual de Bauru voltam ao trabalho hoje. Por causa da grande quantidade de serviços acumulados, os servidores vão estender a jornada de trabalho. Nos próximos 15 dias úteis, os funcionários trabalharão no período das 8 às 19 horas, duas horas a mais que o horário normal, para recuperar os dias parados. O atendimento ao público será das 12 às 16 horas. No restante do tempo os servidores vão executar trabalhos internos.

O retorno às atividades, hoje, será marcado com um ato a ser realizado às 10 horas. Segundo a diretora da Associação dos Funcionários do Fórum local, Rosa Lúcia Abicair, o objetivo do ato é agradecer a todos que colaboraram com os servidores durante a greve que durou 80 dias e fazer uma “apresentação formal” de volta ao trabalho à população. A greve terminou na última terça-feira.

Além do ato, o retorno dos servidores também será marcado pela bandeira de “continuamos em luta”, em Bauru. Segundo Rosa, todos os equipamentos adquiridos pelos próprios funcionários ao longo de sete anos e que, no mês passado, foram retirados do prédio em forma de protesto e denúncia, não serão levados de volta ao Fórum. Na ocasião, 97 computadores foram retirados do prédio.

De acordo com Rosa, a postura estaria sendo orientada pela própria presidência do Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo. “O TJ fará um inventário da estrutura de todos os Fóruns estaduais para avaliar qual a real situação atual. Como os computadores que foram retirados no mês passado são propriedade particular, nós não os levaremos de volta, atendendo à orientação do TJ. Isso foi uma grande vitória para nós, porque conseguimos denunciar a falta de equipamentos para os funcionários trabalharem”, afirma Rosa.

De acordo com ela, a promessa do TJ é de suprir toda essa demanda, através de licitação. Porém, esse processo é demorado. Por isso, ainda não se sabe quanto tempo levará para que sejam colocados em dia todos os processos que não foram julgados durante a greve. No dia 6 de outubro, havia cerca de 26 mil processos parados nas seis Varas Cíveis e três Criminais do Fórum de Bauru, conforme o JC noticiou. Considerando que aproximadamente 80 processos dão entrada diariamente, de lá para cá este número já aumentou consideravelmente.

A diretora da Associação dos Funcionários do Fórum de Bauru diz que a previsão para colocar todos os processos em dia era de quatro a cinco meses, a partir do retorno às atividades. Porém, esse cálculo foi feito levando em consideração todos os equipamentos existentes no prédio. Agora, após a retirada dos computadores, Rosa diz que fica impossível fazer uma nova previsão. “Voltaremos à época das fichas e das máquinas de datilografar. Isso vai atrapalhar o nosso trabalho e a população, infelizmente”, lamenta Rosa.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP