Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
16/11/01 00:00 -

Consórcio aprova recursos a projetos de meio ambiente

Consórcio aprova recursos a projetos de meio ambiente

Redação
Foi realizada nesta semana, na cidade de Jaú, a 3.ª assembléia geral ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica Tietê-Jacaré, que tem como presidente o prefeito Nilson Costa. A assembléia foi marcada pela discussão de projetos apresentados por vários municípios. Como é de conhecimento, o Comitê é formado por 34 municípios.

Durante o encontro, dos 34 municípios 25 apresentaram projetos, dos quais 13 foram aprovados durante a assembléia por votação democrática, o que representa a aplicação de recursos no montante de R$ 1.321.703,85, oriundos do Fehidro.

Basicamente, os projetos são destinados a tratamento de esgoto, drenagem urbana, implantação de aterro sanitário e canalização e reflorestamento de córregos. Os 34 municípios estiveram representados sendo 19 deles pelos próprios prefeitos. Todos os projetos foram analisados pela Câmara Técnica de Planejamento e Gestão antes de serem colocados para votação em plenário.

A partir de agora, cada um dos municípios contemplados deve apresentar o cronograma de execução da obra e toda a documentação necessária à liberação dos recursos. A assembléia contou com a participação do secretário de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Estado de São Paulo, Antônio Carlos de Mendes Thame.

Ainda durante a assembléia foi apresentada a análise feita pela Câmara Técnica em relação ao projeto de implantação da Usina de Geração de Energia da cidade de Pederneiras que será construída pela empresa Duke Energy.

De acordo com o parecer, os projetos estão obedecendo os parâmetros ambientais, no entanto, foi solicitada a aceita a indicação para que a empresa Duke proceda a documentação de corredores de fauna ao longo do rio, ou seja, o reflorestamento, desde a nascente do Córrego dos Patos até o ponto de captação onde será instalada a usina. O objetivo é a proteção do corpo d’água. Outra solitação é que se faça o reflorestamento dentro da propriedade da empresa, além de ser exigida a apresentação de toda a documentação das normas de proteção ambiental.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP