Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
11/11/01 00:00 -

SER BRASILEIRO: PRIVILÉGIO OU CASTIGO?

SER BRASILEIRO: PRIVILÉGIO OU CASTIGO?

(*) João Álvares
O Brasil já comporta em seu território cerca de 155 milhões de pessoas. A maior parte desse gente está na faixa etária compreendida entre zero e 25 anos, fato que dá ao Brasil o título de país jovem, causando inveja a outros. Nós, brasileiros, temos muitas coisas que nos deixam orgulhosos, diante dos demais países do globo terrestre. No voleibol, atletismo, natação, tênis, e etc., somos eternos campeões. No futebol, por exemplo, o Brasil detém a posição de campeão do Mundo! E, acima de tudo, conseguimos chegar ao tão almejado título de tetra-campeão. Pois somos o único país a participar de todas as Copas. O nosso futebol é apreciado e admirado pelo mundo todo. Em outras áreas o Brasil desperta curiosamente em pessoas do mundo todo. É no Brasil que está localizada a maior hidrelétrica do mundo, a Itaipu; a maior reserva florestal, a Floresta Amazônica; o rio mais volumoso, Amazonas; o maior estádio, Maracanã; um dos maiores rebanhos bovinos e suínos; um riquíssimo folclore. O Brasil é também o pioneiro no uso do álcool hidratado como combustível para veículos automotores. Na música, no cinema, na literatura, nas novelas... Tudo isso leva ao exterior uma boa imagem do Brasil e do povo brasileiro, mesmo que por vezes, um tanto negativa. Mas... e para nós, brasileiros, qual é a imagem do nosso próprio País? As cores verde a amarelo são, para nós, sinal de respeito e amor a este solo?

Você ama realmente o Brasil, esta terra na qual vive? Talvez você sinta alguma dificuldade para responder à pergunta. E não é para menos. No Brasil, considerado como grande produtor de alimento, centenas de pessoas estão à beira da morte por falta de alimentação, por causa da fome. Num País tão rico como este, há milhares de desempregados e mais outros tantos que vive de um mísero salário mínimo, enquanto seus patrões estão cada vez mais ricos, às custas do sacrificado suor do empregado. Que País é este, em que os dirigentes políticos não raro pensam mais em lucros pessoais do que no bem do povo? Povo que eles freqüentemente ludibriam com discursos demagógicos e belas palavras, mirabolantes promessas? Lamentar o mal existente nada resolve. Onde há homens surgem problemas e quantos! Por que não enfrentá-los de cabeça erguida e mangas arregaçadas? A união faz a força. A solidariedade é o melhor caminho. Ser brasileiro não é castigo. Há Países em piores condições que o nosso.

Deus nos deu um grande potencial humano, um imenso potencial em território e riquezas naturais. O que queremos mais, senhores leitores desta conceituada coluna “A Tribuna do Leitor”? Mas Ele só nos ajudará se fizermos a nossa parte. A semente está lançada.

(*) João Álvares - Da Ordem dos Velhos Jornalistas do Estado de São Paulo




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP