Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
07/11/01 00:00 -

A avenida Getúlio Vargas terá um radar fixo na altura da quadra 13. Anteontem à noite, dois veículos, supostamente participando de racha, subiram perigosamente na calçada da quadra 19.

A avenida Getúlio Vargas terá um radar fixo na altura da quadra 13. Anteontem à noite, dois veículos, supostamente participando de racha, subiram perigosamente na calçada da quadra 19.

Ieda Rodrigues
Veículos, supostamente participando de racha, subiram na calçada na quadra 19; moradores estão preocupados

Palco de vários acidentes de trânsito graves, inclusive com mortes, a avenida Getúlio Vargas vai ter um radar eletrônico fixo na altura da quadra 13. Os moradores da avenida afirmam que os rachas (disputa de velocidade em veículo automotor), que teriam causado um acidente com vítima fatal em setembro, continuam ocorrendo. Anteontem à noite, pelo menos dois veículos que supostamente estavam disputando racha subiram na calçada na altura da quadra 19.

O radar, que será instalado nos dois sentidos da Getúlio Vargas em breve, está sendo licitado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb). O aparelho, como os demais radares em funcionamento em Bauru, vai funcionar em rodízio. Ou seja, não ficará o tempo todo em operação para evitar um número muito alto de multas.

Como os motoristas não sabem quando o radar está em operação, passam a respeitar a velocidade máxima permitida para a via. Como o JC informou anteriormente, a Emdurb também vai instalar uma lombada eletrônica na altura da quadra 17 da avenida Nações Unidas, onde uma pessoa morreu atropelada no mês passado.

Por conta das denúncias de excesso de velocidade e rachas na Getúlio, a Emdurb, em conjunto com a Polícia Militar, vem realizando operações com o radar móvel na avenida. O capitão Reginaldo de Souza Braga, comandante da 4.ª Cia da Polícia Militar, que é responsável pelo trânsito na cidade, explicou que aumentou o número de policiais na avenida nos finais de semana para coibir o excesso de velocidade.

Ele frisou que a população deve acionar a PM pelo telefone 190 toda vez que presenciar um racha. Mesmo com mais policiais na avenida, os rachas continuam ocorrendo, segundo uma moradora da avenida, que preferiu não se identificar com receio de represália. Ela disse que o policiamento está concentrando até a quadra 15 da avenida, onde há mais movimento, e os rachas são disputados a partir da quadra 18. Anteontem, veículos supostamente participando de racha deixaram marcas na calçada em frente duas casas da quadra 19.

Para a moradora da Getúlio, se alguém estivesse na calçada na hora certamente seria atingido pelos veículos. Ela contou que era por volta das 23 horas de segunda-feira e estava dentro de casa quando ouviu um barulho forte. Quando saiu na frente de sua casa para ver o que estava ocorrendo, teve tempo apenas de avistar, já à distância, um veículo em alta velocidade.

Pelas marcas que ficaram na calçada, ela acredita que o veículo foi danificado. Outro morador da quadra 19, que assustou-se com o barulho e saiu para ver o que estava ocorrendo, também desconfiou de que eram dois veículos tirando racha. Com medo de ser atingida por algum veículo em alta velocidade durante racha, a moradora diz que redobrou a atenção ao entrar em sua casa e não deixa os filhos saíram de bicicleta na avenida.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP