Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
07/11/01 00:00 -

Nilson lança Eliane à Câmara Federal

Nilson lança Eliane à Câmara Federal

Gilmar Dias
Se depender da vontade do prefeito, secretária de Saúde disputa as eleições do ano que vem; ela resiste à idéia

O prefeito Nilson Costa (PPS) lançou, ontem, a secretária municipal de Saúde, Eliane Fetter Telles Nunes, candidata à Câmara dos Deputados nas eleições de 2002. O nome da secretária já freqüentava os bastidores do PPS há algumas semanas. Nilson afirma que, se depender de sua vontade, Eliane será a sua candidata à Câmara Federal.

“É um nome novo, sem desgastes, que impõe respeito. Além do mais, sua família tem tradição política no Rio Grande do Sul”, diz o prefeito. Ele avalia que chegou a hora do PPS definir suas candidaturas e acompanhar a movimentação dos demais partidos. O PSDB, por exemplo, já lançou seus candidatos. Pedro Tobias (PSDB) disputa a reeleição à Assembléia Legislativa e dobra candidatura com o empresário Caio Coube, lançado pelos tucanos à Câmara dos Deputados.

Segundo pessoas próximas ao grupo político de Nilson, não é de agora que o prefeito vem articulando o nome da secretária como virtual candidata em 2002. No início, o nome de Eliane encontrou algumas resistências internas, mas os argumentos utilizados pelo prefeito para justificar sua preferência convenceram os opositores, a ponto de hoje ela ser unanimidade no PPS.

Embora não tenha se manifestado sobre quem é seu candidato à Assembléia Legislativa, Nilson tem dado demonstrações que privilegiam o secretário municipal de Finanças, Raul Gomes Duarte Neto. A indicação tem o consenso da máquina partidária, inclusive do presidente da legenda, Rubens de Souza (veja matéria nesta página).

Resistência

Se o prefeito, a militância e os dirigentes do PPS estão convencidos de que Eliane é o melhor nome para disputar a Câmara dos Deputados, a secretária, no entanto, não divide a mesma opinião. “Sempre defendi uma posição suprapartidária. Realizo um trabalho técnico na secretaria. Ainda não estou convencida da viabilidade da minha candidatura. E eu preciso acreditar que tenho chances”, comenta.

A secretária lembra que se filiou ao PPS dias antes de vencer o prazo dado pela legislação eleitoral para quem pretende disputar as eleições de 2002. “Na verdade, nunca liguei para partidos. E também acho que é muita pretensão disputar a Câmara dos Deputados.”

Eliane confirma que desde o ano passado o prefeito tem demonstrado interesse em seu nome como virtual candidata do PPS. “Na primeira vez que ele (Nilson) comentou sobre esse assunto comigo, pensei que fosse brincadeira. Ele me disse: ‘Tenho planos para a senhora.’ Eu acreditei que se tratava de algo envolvendo a Secretaria de Saúde”, conta.

A secretária avalia que é um risco disputar as eleições porque acredita que sua secretaria e seu trabalho vão virar alvos de ataques de opositores. Mas ela diz que sua posição sobre o assunto não é defintiva.

“Se eu me convencer de que poderei fazer alguma coisa em Brasília, como por exemplo colaborar com a renovação, na construção de um novo grupo de políticos que não sejam carreiristas, até posso aceitar. Mas neste momento, se me perguntarem o que quero fazer, vou responder que quero mudar a cara da saúde de Bauru.”

Tradição política

A secretária municipal de Saúde é gaúcha de Pelotas, cidade do extremo sul do Estado do Rio Grande do Sul, conhecida pela movimentação de seu porto e pela cultura do arroz. Em Pelotas, a família Fetter é a mais tradicional quando o assunto é política.

O avô de Eliane, Adolpho Fetter, foi prefeito da cidade por duas vezes. Seu pai comandou a Secretaria de Estado da Agricultura e um tio já ocupou a função de vice-governador do Estado gaúcho. O irmão da secretária, Adolfo Fetter Jr., cumpre seu terceiro mandato como deputado federal pelo PPB.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP