Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
06/11/01 00:00 -

A I Feira do Livro foi invadida, ontem, por um grande número de estudantes de Bauru e região. A maioria nunca havia participado de um evento como este.

A I Feira do Livro foi invadida, ontem, por um grande número de estudantes de Bauru e região. A maioria nunca havia participado de um evento como este.

Gustavo Cândido
A maioria dos alunos, acompanhados de monitores, nunca havia visitado uma feira de livros. Eles ficaram impressionados

A I Feira do Livro de Bauru foi invadida ontem à tarde por um grande número de estudantes de escolas da cidade e da região. A maioria dos alunos, integrando excursões e acompanhados de monitores, professores e diretores, nunca havia visitado uma feira de livros antes. No geral, todos ficaram impressionados com os estandes e a quantidade de títulos disponíveis no mercado.

“Achei a Feira muito legal porque tem muitos livros diferentes”, diz a estudante da 6.ª série da escola “Idalina Vianna Ferro”, de Bariri, Angélica Mantovani Raposo, de 12 anos, que afirma preferir ler os livros mais “grossos”. O mesmo gosto de Gláucia Vanessa Cristianini, de 12 anos, aluna da 5ª série na mesma escola. “A feira está muito interessante porque tem muita coisa”, define.

Para Samuel Marques da Silva, de 12 anos, aluno da 6ª série da escola “Padre Jorge Mattar”, de Iacanga, que tem a poesia como gênero de leitura preferido, a Feira está sendo muito boa para os alunos se interessarem mais por leitura. “Isso é importante porque os livros são educativos e quanto mais se lê, melhor”, confirma Graziele de Pauli, de 13 anos, estudante da 7ª série da escola “Ephigênia Cardoso Machado Fortunato”, de Bariri.

Apesar da maioria ter achado a Feira “maravilhosa”, também houve quem reclamasse dos preços e da variedade dos livros. “Achei que havia muitos livros iguais em estandes diferentes ”, afirma Juliane Orestes de Souza, de 17 anos, aluna do 3.º ano do Magistério na escola “Christino Cabral”, em Bauru. Sua colega de sala, Miriam Ap. Bernardes, reclama também dos preços: “As editoras poderiam ter encadernações mais baratas para facilitar para os alunos que não têm muitos recursos”, defende. Na opinião das alunas do Magistério, que também trabalham como monitoras, a Feira está sendo muito positiva para todos os estudantes que estão começando a se interessar pela leitura. “A gente vê que eles olham os livros, pegam, querem saber. Só falta um pouco de incentivo na escola”, afirma Miriam Bernardes.

Escolas compram livros

As escolas públicas que estão levando seus alunos para visitar a I Feira do Livro de Bauru receberam da Secretaria do Estado da Educação, através de um acordo firmado com a Câmara Brasileira do Livro, uma verba especial para a compra de novos livros para suas bibliotecas. O valor para cada escola foi determinado pela quantidade de alunos de cada instituição. Para a diretora da escola “Profª. Marta Aparecida H. Barbosa”, em Bauru, Nilza M. Fornazari, que visitou a feira com uma turma de 50 alunos, o evento na cidade e a oportunidade de adquirir novos títulos vieram numa boa hora já que hoje em dia os jovens têm trocado o livro pelos jogos eletrônicos, a televisão e a Internet. “O livro está muito desprestigiado e precisa de uma nova motivação”, diz. Para a diretora, a literatura oferece aos alunos a capacidade de visualizar uma situação e, assim, estimular sua criatividade. “Nem a Internet oferece isso”, acredita.

A professora Maria Ligia Silva Fraga, em visita à Feira com 40 alunos da escola “Maria Luiza Zambelo”, de Barra Bonita, concorda com a importância do evento para as escolas. “Os alunos da nossa escola retiram, em média, um livro a cada três dias na nossa biblioteca. Por isso estamos achando ótimo poder trazê-los aqui e também poder comprar novos livros”, afirma. A professora ainda destacou a variedade de títulos: “Tem muita coisa boa aqui, vários títulos que gostaríamos de levar, estamos fazendo uma seleção grande para levarmos pelo menos um título de cada área que nos interessa”, explica.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP